Governo apresenta Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade

Governo apresenta Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, preside amanhã, dia 12 de julho, à última Sessão de Apresentação da Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade (ENCNB 2025). Nesta cerimónia serão apresentadas as linhas orientadoras do documento, que convergem na promoção da Conservação da Natureza e Biodiversidade, assentes em três eixos: melhorar o estado de conservação do património natural, promover o reconhecimento do valor do património natural e fomentar a apropriação de valores naturais e da biodiversidade.

Entre as medidas propostas, destacam-se a consolidação do sistema nacional de áreas classificadas, o aumento do investimento público na conservação da natureza e o reforço da promoção da biodiversidade nos diferentes setores de atividade, incluindo, por exemplo, a promoção do turismo da natureza.

A cerimónia, que será encerrada pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, terá lugar na Sala “O Século”, no Ministério do Ambiente. Além desta sessão, foram realizadas três outras, em Alcanena, Évora e Gondomar, durante o mês de junho.

A estratégia encontra-se em discussão pública até ao dia 31 de julho, podendo ser consultada no site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ou através do Portal Participa (http://participa.pt).