Governo apresenta estratégia para a agricultura biológica até 31 de outubro

Governo apresenta estratégia para a agricultura biológica até 31 de outubro

O Governo pretende apresentar até 31 de outubro uma “estratégia nacional para a agricultura biológica”, anunciou ontem, dia 15 de junho, o primeiro-ministro, António Costa, que garantiu compensações específicas” a este modo de produção.

“O Governo valoriza a importância da agricultura biológica e portanto já saiu em Diário da República a criação de um grupo de trabalho para apresentar até dia 31 de outubro a estratégia nacional para a agricultura biológica”, declarou.

O primeiro-ministro respondia ao deputado do PAN, André Silva, no debate quinzenal no parlamento. André Silva afirmou que a falta de conhecimentos dos técnicos do ministério da Agricultura sobre o modo de produção biológica está a penalizar as candidaturas dos projetos de investimento e sugeriu que o Governo promovesse a formação de dois técnicos em cada direção regional de agricultura de forma “célere e intensiva”.

António Costa adiantou ainda que o programa de Desenvolvimento Regional prevê “duas tipologias de apoio à agricultura biológica, uma que visa compensações específicas de apoio à conversão e uma segunda para apoios ao investimento” neste tipo de projetos.

A agricultura biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos com recurso a práticas sustentáveis e de respeito pelo ambiente e sem recurso a pesticidas ou adubos químicos, e não utiliza organismos geneticamente modificados.