Governo quer alterar sistema para reduzir número e dimensão dos fogos

Governo quer alterar sistema para reduzir número e dimensão dos fogos

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, afirmou que em outubro começa a preparação para a época de incêndios de 2017, sendo necessário alterar “todo o sistema” para reduzir o número e a dimensão dos fogos. “Temos de iniciar já a preparação da próxima época de incêndios a 01 de outubro e vamos ter de alterar e criar um sistema próximo dos cidadãos, como ir às escolas, falar com as pessoas ou trabalhar com os presidentes de juntas de freguesias, para conseguir reduzir o número de fogos e, sobretudo, a sua dimensão”, referiu.

O governante visitou um bombeiro internado no Hospital São João, no Porto, que sofreu queimaduras no combate a um incêndio em agosto. No final, Jorge Gomes deixou um “abraço de solidariedade” a todos os operacionais que, durante semanas, têm feito um trabalho “sobre-humano” e com “enorme espírito de abnegação” que merece “todo o reconhecimento” do Governo e da população.

Por esse motivo, Jorge Gomes salientou que o Governo está disponível para ajudar as associações humanitárias a quem deve “imenso respeito”, querendo aumentar o seu orçamento, assim como criar um cartão social do bombeiro.