Governo reafirma neutralidade carbónica e apresenta roteiro para próximas décadas

by Cristiana Macedo | 4 Dezembro 2018 11:05

O Governo, segundo a agência Lusa, reafirma o “compromisso de Portugal atingir a neutralidade carbónica até 2050”, na apresentação de um roteiro que define cenários macroeconómicos e apresenta modelos para as emissões de gases com efeito de estufa.

O “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050” está a ser hoje apresentado numa sessão em Lisboa, na qual participam o ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

A neutralidade carbónica significa que as emissões de gases com efeito de estufa não ultrapassam a capacidade de as remover, por exemplo através da floresta.

Portugal quer chegar a essa neutralidade em 2050 e as metas e medidas para tal são apresentadas hoje, compreendendo por exemplo a eletrificação da economia, a produção de energia solar, a redução das emissões da indústria ou a redução dos resíduos urbanos.

O documento é apresentado durante a manhã, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, numa cerimónia em que se falará também de transportes e de mobilidade, de agricultura e florestas, de água, resíduos e economia circular, de energia e de indústria.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/governo-reafirma-neutralidade-carbonica-e-apresenta-roteiro-para-proximas-decadas/