Governo vai investir 17 milhões de euros para modernizar táxis

Governo vai investir 17 milhões de euros para modernizar táxis

O setor do táxi vai receber 17 milhões de euros provenientes do Orçamento de Estado e de fundos comunitários. O governo anunciou ontem várias medidas que visam a modernização deste transporte público que tem enfrentado uma concorrência crescente por parte da Uber (serviço privado de transporte).

De acordo com o Jornal de Notícias, catorze daqueles 17 milhões de euros – quatro milhões do Orçamento de Estado e dez milhões de fundos comunitários – serão para renovação dos táxis por via de incentivos ao abate, além de um apoio à aquisição de veículos elétricos ou híbridos. A atribuição de um benefício fiscal ao nível das despesas com combustíveis e a publicação da regulamentação da lei do transporte de crianças são outras duas medidas.

O documento de todas as medidas foi entregue aos dirigentes da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros e da Federação Portuguesa do Táxi, com quem o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, esteve reunido para debater a atividade da Uber.