“Grandes Incêndios Florestais – Um Novo Desafio para a Europa” debatidos a 18 de maio

by Rita Inácio | 17 Maio 2019 10:55

Depois dos incêndios em Portugal 2017, Grécia 2018, Reino Unido 2018 e Suécia 2018, a Conferência “Grandes Incêndios Florestais – Um novo desafio para a Europa”, inserida nas IX Jornadas Novos Paradigmas da Protecção Civil, reúne no próximo sábado, 18 de maio, na Exponor, a partir das 09h30, um conjunto de oradores que foram intervenientes directos nesses acontecimentos, investigadores de vários quadrantes e participantes provenientes de mais de 30 países.

Para o professor Artur Costa, Presidente da Comissão Organizadora, “os graves incêndios florestais têm acontecido um pouco por todo o mundo e ocorrido com características novas. Novas ao nível da agressividade e da dimensão do desastre. São fenómenos fora do comum na bacia mediterrânica, a que os países europeus do sul já estão habituados mas o facto de despoletarem em zona imprevistas no norte, acabam por ser um problema para esses países, por não os saberem debelar. É o caso da Suécia e do Reino Unido onde, por exemplo, um incêndio rural persistiu durante semanas, sem conseguir ser combatido. Por essa via surge uma verdadeira necessidade de partilha de conhecimentos que se traduz numa partilha norte-sul, com troca de experiências”.

E apesar das dificuldades que Portugal enfrentou no combate às chamas, acrescenta, “no domínio organizacional, o nosso país tem muito para aprender e evoluir, e os acontecimentos recentes estão aí para o demonstrar. Apesar da aparente má actuação dos Agentes de Protecção Civil e da Protecção Civil Nacional, ela tem vindo a acumular uma experiência enorme nos últimos anos pelas condições extremas em que se tem visto envolvida. Ao nível operacional, o país pode assumir um papel de destaque e ensinar outros países que não têm este tipo de vivências. É fundamentalmente por aí. A particularidade portuguesa também conduziu a isso e levou a União Europeia a ter que dar passos para acudir a estas situações não só no sul mas também a norte. Veja-se o mecanismo europeu de Protecção Civil que acaba de ser rectificado e que este ano vai ser testado com os novos meios e organização. Vamos ver o que isso vai dar porque representa uma grande preocupação”.

O palco da conferência situa-se no recinto do evento The Safe EXPO, Conferência Europeia sobre Segurança, Prevenção e Educação contra Desastres que se realiza nos dias 16, 17 e 18 de maio também na Exponor. Mais informações e programa detalhado em http://prociv2019.ulp.pt/[1].

Endnotes:
  1. http://prociv2019.ulp.pt/: http://prociv2019.ulp.pt/

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/grandes-incendios-florestais-um-novo-desafio-para-a-europa-debatidos-a-18-de-maio/