Já são conhecidos os vencedores dos Green Project Awards (fotogaleria)

Já são conhecidos os vencedores dos Green Project Awards (fotogaleria)

Fromageries Bel Portugal, Câmara Municipal de Ovar, Fundação Fé e Cooperação (FEC), Caixa Geral de Depósitos, Expertestreia, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e Bosch Termotecnologia são os grandes vencedores da 9ª edição dos prémios Green Project Awards (GPA) em Portugal.

Foram distinguidas várias entidades em sete categorias distintas: Agricultura, Mar e Turismo; Information Technology; Produto ou Serviço; Iniciativa de Mobilização; Gestão Eficiente de Recursos; Consumo Sustentável; Cidades Sustentáveis.

A entrega dos prémios da 9ª edição do Green Project Awards ficou ainda marcada pela realização da Conferência “A Nova Economia”, onde se debateram temas prementes para a Economia Verde, como são exemplos o urbanismo, o crescimento sustentado das cidades e as energias renováveis. A Conferência organizada em conjunto com a Câmara Municipal do Porto e Lipor, decorreu na Fundação de Serralves.

Durante a cerimónia de entrega dos galardões aos vencedores do GPA 2016, destaca-se a atribuição do Prémio Inovação Social Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde, ao Laboratório da Paisagem de Guimarães, com o projeto EcoPontas&Papa Chicletes, destinado ao reconhecimento das iniciativas que melhor contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade civil, através da apresentação de soluções criativas e sustentáveis para fazer face às necessidades e desafios sociais.

A 9ª edição GPA condecorou também o projeto Popup School, uma solução integrada do projeto Virtual Educa – iniciativa de cooperação multilateral pertencente à Organização dos Estados Americanos em parceria com a empresa privada portuguesa JP – inspiring knowledge, com o Prémio Especial Cooperação Internacional de Negócios. O Prémio Eficiência Energética GPA 2016 foi entregue, em parceria com a ADENE, ao projeto Is Green implementado na Biblioteca Municipal de Palmela.

Os galardões foram entregues aos vencedores pelas mãos de alguns representantes do atual Governo nomeadamente Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade e Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

Organizado pela APA, Quercus e GCI, o GPA conta com o Alto Patrocínio do Governo Português, com o apoio institucional da Comissão Europeia e da CPLP – e das principais organizações não-governamentais, organismos do associativismo empresarial e especialistas setoriais. Ao longo das suas nove edições, o Green Project Awards já distinguiu mais de 100 projetos em Portugal, em mais de 1000 candidaturas. A 9ª edição foi patrocinada pelas Águas de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Jerónimo Martins, REN, Sociedade Ponto Verde, Continente, Veolia, ADENE, APED, Lipor e contou com o apoio da Nissan.