Greenfest desafia… Cristina Oliveira

A poucos dias de mais uma edição do Greenfest, a Ambiente Magazine junta-se a ao maior festival de sustentabilidade para desafiar vários players a falarem sobre a importância deste tipo de encontros e como tem evoluído ao longo do anos. Falamos com Cristina Oliveira, Diretora de Marketing na Aromáticas Vivas, que marcará presença no Greenfest nos dias 29, 30 de setembro e 1 de outubro em Braga.

 

  • Qual é a importância do Greenfest – Evento de Sustentabilidade para a promoção da consciência ambiental, social e económica/governance?

Cada vez são mais importantes eventos de consciencialização ambiental, sendo que diariamente assistimos ao deterioramento do planeta e como se está a repercutir em desastres naturais e alterações climáticas que afetam toda a população mundial.

Cabe ao cidadão individual e às empresas a mudarem hábitos e práticas, tal como substituírem certos materiais e formas de funcionamentos.

Num mundo corrido é importante parar e depararmo-nos com várias atividades e pensamentos que vão de encontro a este sentido, a promoção da consciência ambiental, social e económica.

Ainda para mais um evento que junta a geração mais jovem, entidades e empresas.

  • Quais as expectativas para esta edição do Greenfest Braga?

As expectativas são altas, como todos os anos. Sendo um evento com um programa diferenciado e que atrai diferentes públicos.

Para a Aromáticas Vivas é importante estar presente neste evento, de modo a fortalecer toda a sua filosofia amiga do ambiente e de prática “resíduos zero”. Sendo os seus produtos biológicos e sem utilização de herbicidas nem pesticidas químicos. Usando técnicas e práticas inovadoras para que não seja necessário utilizar qualquer produto que possa ser nefasto para o consumidor e para o ambiente.

  • Como a vossa empresa/instituição está envolvida ou contribui para o sucesso do Greenfest?

A Aromáticas Vivas participa no Greenfest de várias formas, com a promoção de workshops, showcookings, espaço de venda/experimentação no eco-market e até na decoração do evento, tonando-o mais aromático.

Assim, reforçamos o excelente programa do evento e realizamos atividades que deem a conhecer mais as ervas aromáticas e todos os seus benefícios para a nossa saúde e suas utilizações na alimentação. Reforçando a sua importância na redução do sal na alimentação.

Tal como demonstramos a importância das boas práticas agrícolas, dando exemplos que realizamos. Como o caso da unidade de produção de insetos e outros auxiliares para a produção agrícola, que contribuem para o controlo de pragas e doenças, evitando assim o uso de pesticidas químicos.

  • O que é para si sustentabilidade?

Para mim sustentabilidade é o equilíbrio e racionalização na utilização dos recursos naturais do planeta Terra. É tentarmos procurar práticas e produtos que não coloquem em causa o meio ambiente.

Sendo que devemos preservar o nosso planeta por nós e pelas futuras gerações!

Short Bio de Cristina Oliveira

Natural de Viana do Castelo, estudou Ciências da Comunicação na Universidade do Minho em Braga e tirou uma pós-graduação em Marketing e Gestão Estratégica na mesma instituição. No final do ensino realizou um estágio profissional na Aromáticas Vivas e deixou-se conquistar por esta área, sendo que permanece lá quase 13 anos depois.