Greenfest desafia… Íris Marques

Começa hoje mais uma edição do Greenfest. A Ambiente Magazine junta-se a ao maior festival de sustentabilidade para desafiar vários players a falarem sobre a importância deste tipo de encontros e como tem evoluído ao longo do anos. Falamos com Íris Marques, Musicoterapeuta, que marcará presença no Greenfest nos dias 29, 30 de setembro e 1 de outubro em Braga.

 

  • Qual é a importância do Greenfest – Evento de Sustentabilidade para a promoção da consciência ambiental, social e económica/governance?

A mudança consciente assenta em princípios de liberdade de pensamento e partilha de conhecimento para uma melhor decisão e capacidade de ação. Somos um sistema circular em que o que fazemos acaba por ter um impacto global, nas suas várias dimensões. É essencial um evento onde possamos abordar temas comuns, e juntos, atores duma mesma sociedade, possamos encontrar e potenciar soluções, com olhares diferentes potenciando uma nova mentalidade. Todos fazemos parte.

  • Quais as expectativas para esta edição do Greenfest Braga?

Vou partilhar convosco uma pequena confidência, foi com agrado que recebi o convite, uma vez mais, para participar no evento este ano, quando o mentor do Greenfest, Pedro Norton de Matos, me contactou neste sentido, dizendo-me, “consideramos que a Íris faz parte da família Greenfest”, ser família é isso mesmo, é sentirmos parte ativa da mesma, assim as expectativas são estas mesmo, viver esta família.

  • Como a vossa empresa/instituição está envolvida ou contribui para o sucesso do Greenfest?

Entendo que os meus concertos terapêuticos têm acrescentado valor em cada das edições anteriores, sendo uma mais valia, numa área da saúde mental, ainda embrionária, que deve ser tema central para uma sociedade saudável e sustentável.

  • O que é para si sustentabilidade?

A sustentabilidade é sermos herdeiros da tradição, aprendizes e artífices da própria vida. Semente de hoje é flor de amanhã.

 

Short Bio de Íris Marques

A Íris Marques é Psicóloga, formada pelo ISPA de Lisboa, a trabalhar há 20 anos na área da Psicologia. Desenvolve programas de competências e saúde mental. Musicoterapeuta, aplica as taças tibetanas e de cristal, entre outros instrumentos, nos seus concertos terapêuticos. Com presença regular no Mosteiro de São Martinho de Tibães.