Greenfest reúne 20 mil pessoas no Estoril a partir desta 5ª feira

Greenfest reúne 20 mil pessoas no Estoril a partir desta 5ª feira

O Greenfest, o maior evento em Portugal dedicado à sustentabilidade, começa esta 5ª feira, no Centro de Congressos do Estoril (CCE). Até domingo, último dia do evento, são esperadas 20 mil pessoas para participar nas dezenas de atividades do programa, refere a organização.

As conferências e workshops do Greenfest reúnem vários oradores nacionais e internacionais, incluindo Artur Santos Silva, ex-presidente da Fundação Gulbenkian e atual presidente da Fundação La Caixa, e a britânica Safia Minney, a fundadora da marca de moda sustentável e de comércio justo People Tree, entre muitos outros.

A 10ª edição do Greenfest abre, quinta-feira de manhã, com a conferência dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, “O papel dos cidadãos e empresas, na execução dos ODS 2030”. Os 17 objetivos globais ou O.D.S., aprovados em sede das Nações Unidas, têm por objetivo eliminar a pobreza, proteger o ambiente e promover a prosperidade e bem-estar para todos.

Os O.D.S. deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação e a conferência inaugural do Greenfest interpela, de forma conciliadora e inclusiva, as partes interessadas em partilhar as ideias chave para a execução dos objetivos, reunindo uma série de oradores com um registo muito relevante na prossecução e implementação deste tipo de políticas.

Como já é habitual no Greenfest, há inúmeras ativações para famílias durante o fim de semana, quer nos espaços interiores do CCE quer no exterior, sendo que pela primeira vez os expositores do Greenfest vão ocupar os jardins do Casino do Estoril, até à marginal e à Fiartil.

Há rastreios de saúde e inúmeras iniciativas na área de saúde e bem-estar, como um mercado de produtos biológicos, showcookings, workshops de apicultura, compostagem, construção, tecelagem, artes e ofícios, eficiência energética, entre muitos outros, sendo ainda de salientar a possibilidade de testar automóveis elétricos e híbridos e um espaço para a adoção responsável de animais.