A Greenvolt Comunidades e a Radio Popular assinaram um acordo quadro que permitirá àquela que é uma das maiores marcas de retalho na área da eletrónica em Portugal ser consumidora de energia verde produzida pelas Comunidades Greenvolt espalhadas pelo continente e ilhas.
Numa primeira fase, a parceria prevê que 25 lojas da Radio Popular passem a ser membros consumidores de Comunidades de Energia da Greenvolt já existentes, podendo o acordo estender-se a outras localizações. Entre as Comunidades que irão partilhar energia renovável com a Radio Popular encontram-se a do Colégio Machado Ruivo em Vila Nova de Famalicão, o B Planet no Montijo, e a Sede da União das Misericórdias Portuguesas em Lisboa.
O conceito de Comunidades de Energia pressupõe a existência de um membro produtor, que pode ser qualquer entidade com uma infraestrutura com capacidade para instalar painéis solares, como edifícios de empresas, escolas ou estádios de futebol, por exemplo. Neste modelo, a instalação fotovoltaica é sobredimensionada de acordo com o perfil de consumo do produtor de forma a otimizar o autoconsumo e gerar excedente para ser partilhado com outros membros consumidores da respetiva comunidade.
A disponibilização da energia remanescente, com famílias ou outras empresas, pode gerar poupanças na fatura da eletricidade de até 70%, para além de permitir o acesso a energia limpa e renovável a quem não dispõe ou pretende instalar uma infraestrutura capaz de produzir a sua própria energia. As famílias e empresas localizadas num raio de até 4 quilómetros – podendo ser até superior, caso se encontrem abrangidas pela mesma subestação elétrica – podem aderir a estas comunidades, como é o caso das lojas Radio Popular, que aderiram como consumidoras.
João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, refere que “As Comunidades de Energia são uma variável absolutamente relevante para acelerar a transição energética, além de significarem, de igual forma, significativos ganhos em termos de poupanças para empresas e famílias. Estamos muito satisfeitos com a adesão da Radio Popular às nossas comunidades e em contribuir para ganhos de eficiência e incrementos de sustentabilidade neste Grupo tão importante e fortemente implantado no país”.
“A adesão da Radio Popular às nossas Comunidades de Energia, em todo o país e nas ilhas, reforça a flexibilidade deste modelo. Sem necessidade de investimento ou instalação, a Radio Popular consegue abastecer várias lojas com energia solar partilhada, otimizando o consumo durante o período diurno. Este é mais um projeto que demonstra ser possível levar energia limpa e acessível até todos.”, diz José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades.
Para Sofia Silva, gestora de Sustentabilidade da Radio Popular,” além da redução dos nossos custos energéticos, a opção pela adesão às Comunidades Greenvolt tem, ainda como vantagens associadas o acesso a energia limpa e renovável, um contributo importante para a descarbonização da nossa atividade e da economia nacional”.
Através da Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de Comunidades de Energia, foram já desenvolvidos mais de 160 projetos de norte a sul do país, contando já com 65 Comunidades integralmente em funcionamento.