Greenvolt garante financiamento de 58,5 milhões de euros para projeto eólico de 49,8 MW na Roménia

O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Power, um dos principais promotores globais de projetos de grande escala de energia eólica, solar e de armazenamento de energia em baterias, assegurou 58,5 milhões de euros em financiamento de projeto junto do Erste Group Bank AG e do Banca Comercială Română (BCR) destinados ao desenvolvimento de um projeto eólico onshore de 49,8 MW, localizado em Săcele, na região da Dobruja, no sudeste da Roménia.

O financiamento destina-se a apoiar o projeto, cujas obras de construção já se encontram em curso, estando a conclusão prevista para o segundo trimestre de 2026. Uma vez em operação, o parque eólico irá reforçar a capacidade de produção de energia renovável do sistema elétrico romeno, contribuindo para os objetivos de segurança energética e descarbonização do país.

“A Europa Central e de Leste, e a Roménia em particular, continuam a ser mercados estratégicos para a Greenvolt, onde prosseguimos a execução e entrega de projetos de elevada qualidade, com um impacto claro e tangível na transição energética, essenciais do ponto de vista ambiental, mas também para o reforço da independência e da segurança energéticas, fatores cada vez mais determinantes para o crescimento e a estabilidade dos países”, afirmou João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

“Ao financiar este projeto, o Erste Group continua a reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento e o fortalecimento das infraestruturas de energias renováveis na Roménia. Este financiamento reflete a nossa confiança no percurso da Greenvolt e nos fundamentais de longo prazo do mercado romeno de energias renováveis”, afirmou Ladislav Tolmáči, Head of Desk Project Finance do Erste Group Bank.

“Este financiamento está totalmente alinhado com a estratégia do BCR de apoio ao investimento sustentável e à transição energética na Roménia. É com satisfação que estabelecemos esta parceria com a Greenvolt num projeto que contribui para o reforço da capacidade de energia renovável do país e da sua segurança energética a longo prazo”, referiu Manuela Trisnevschi, Head of Energy and Utilities do Banca Comercială Română.

“Trabalhar com o Erste Group Bank AG e o Banca Comercială Română nesta operação permitiu estruturar uma solução de financiamento alinhada com o perfil de risco e a fase de desenvolvimento deste projeto. Esta parceria aproxima o parque eólico de Săcele da entrada em operação e reforça a nossa capacidade de avançar, em paralelo, com múltiplos projetos em mercados-chave”, afirmou Adrian Góralski, Diretor de M&A e Project Finance da Greenvolt Power.

Este projeto na Roménia reforça ainda a presença da Greenvolt na Europa Central e de Leste, uma região onde o Grupo continua a desenvolver um pipeline diversificado de projetos utility-scale nas áreas da energia eólica, solar e armazenamento em baterias, apoiado por uma estratégia consistente de rotação de ativos e de financiamento.

Na Roménia, a Greenvolt dispõe de um pipeline utility-scale de energia eólica (555 MW), solar (77 MW) e armazenamento de energia em baterias (156 MW), estando igualmente presente no segmento de geração distribuída, através do fornecimento de soluções de energia renovável on-site para clientes empresariais e industriais, por intermédio da Greenvolt Next.