O Grupo Greenvolt assinou um acordo com a BYD Energy Storage para o design e a operação de ativos com uma capacidade total de até 1,6 GWh em dois locais na Polónia: Turośń Kościelna (200 MW/800 MWh) – conectado ao Operador do Sistema de Transmissão (TSO na sigla inglesa) a 110 kV, e Nowa Wieś Ełcka (200 MW/800 MWh) – conectado ao TSO a 220 kV. Ambos os projetos têm assegurados contratos de fornecimento, cujo início se prevê para 2028.
“O acordo com a BYD Energy Storage reforça o nosso compromisso em desenvolver e executar projetos de armazenamento de energia, que são essenciais para maximizar a integração de energia renovável. O contrato para estes dois projetos na Polónia é o maior que assinámos na Europa até à data, o que reflete claramente a importância estratégica que atribuímos a esta tecnologia e a nossa ambição em continuar a ser um dos principais players no segmento”, comentou João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.
Esta colaboração com a BYD Energy Storage faz parte da estratégia da Greenvolt para implementar projetos de BESS – nos quais o grupo detém uma capacidade total em pipeline de 2,6 GW – com a empresa a explorar ativamente oportunidades adicionais de investimento em outros mercados.
A primeira fase do contrato, que já começou, envolve a construção de infraestruturas de subestação de energia. As entregas para ambos os projetos começarão no quarto trimestre de 2025, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026.