Greta Thunberg e Leonardo DiCaprio são duas das personalidades em destaque no Sustent’Arte

No passado mês de junho foi inaugurado o Sustent’Arte, um roteiro do clima que transforma resíduos recolhidos no mar e nas praias em arte, retratando alguns dos heróis que dão voz à luta contra as alterações
climáticas. Esta iniciativa insere-se no Projeto Cascais Smart Pole by Nova SBE, um espaço urbano de experimentação “living-lab”, em que a interação e participação de todos permitirá caminhar no sentido
da neutralidade carbónica.

O objetivo do Sustent’Arte é demonstrar que o artivismo é uma ferramenta que dá voz aos artistas que encontram na arte o poder das mensagens e que chegam às pessoas, inspirando mudanças: “É uma manifestação cultural e a cultura é também um dos pilares do desenvolvimento sustentável”, pode ler-se num nota, divulgada à imprensa.

O Sustent’Arte é desenvolvido pelo Mar de Experiências e irá retratar 6 personalidades mundialmente reconhecidas pelo seu papel ativo no combate às alterações climáticas. As peças deste roteiro são criadas com resíduos recolhidos na praia e nas margens de rios e bosques, refere a mesma nota.

A terceira peça de arte urbana apresenta a ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, que é conhecida por desafiar os líderes mundiais a tomarem medidas imediatas para a mitigação das alterações climáticas (as duas peças já em exposição na Nova SBE representam David Attenborough e Jane Goodall). A peça “Greta Thunberg” do Sustent’Arte é uma montagem inspirada em várias fotografias, sendo que o rosto, a trança e o casaco amarelo são representativos da ativista.

A quarta peça de arte urbana apresenta o ator, produtor e filantropo norte-americano, Leonardo DiCaprio. Reconhecido pelo seu trabalho como ator, foi galardoado com inúmeros prémios, incluindo um Óscar, em 2016, um Prémio de Cinema da Academia Britânica e três Globos de Ouro. No Sustent’Arte, Leonardo DiCaprio é retratado pela sua dedicação à causa ambiental. A peça “Leonardo DiCaprio” do Sustent’Arte foi inspirada numa fotografia de John Russo para a National Geographic. Na instalação estão representados vários elementos ligados à defesa do ambiente e à sua contribuição para o combate às alterações
climáticas e a proteção da biodiversidade. A instalação está também decorada com elementos alusivos à sua carreira de ator: o Óscar que ganhou, em 2016, com a participação em “The Revenant”, e uma representação do Titanic, um dos filmes mais emblemáticos da sua vida (1997), dirigido por James Cameron.

Até ao final do ano serão apresentadas mais 2 personalidades que poderão ser visitadas no campus de Carcavelos da Nova SBE.