Groupe GM implementa o Eco-Design tornando o Programa Care About Earth mais ecológico

Groupe GM implementa o Eco-Design tornando o Programa Care About Earth mais ecológico

Categoria Advisor, Empresas

O Groupe GM reforçou o seu compromisso de se tornar o mais ecologicamente consciente possível com a implementação do Eco-Design na sua estratégia empresarial. A integração do Eco-Design está em conformidade com os valores do programa Care About Earth do Groupe GM, um programa de desenvolvimento abrangente e centrado nas ações ambientais e sociais da empresa, lê-se num comunicado.

Através do programa Care About Earth, o Groupe GM compromete-se a desenvolver produtos, de forma a reduzir o seu impacto no ambiente e contribuir, assim, para a sustentabilidade ambiental, tanto no presente, quanto nas gerações vindouras. Parte integrante da estratégia empresarial do Groupe GM a nível mundial, o programa foi desenvolvido na sequência da decisão do Grupo de se “tornar líder e proativo na transição ecológica dos produtos hoteleiros”, refere o mesmo comunicado.

Laurent Marchand, presidente do Groupe GM, refere que “o Eco-Design é fulcral para a missão do Groupe GM. Sempre que um produto é desenvolvido, temos oportunidade de considerar os aspetos ambientais e reduzir o nosso impacto em cada fase, desde a obtenção de matérias-primas até à formulação, escolha do local de produção, tipo de embalagens, acondicionamento, expedição e reciclagem. É com grande entusiasmo que continuamos a implementar este conceito nos nossos produtos e processos, como parte da nossa tentativa contínua de proteger os valiosos recursos naturais da Terra”.

O Groupe GM lançou várias iniciativas de Eco-Design no seu compromisso contínuo com o meio ambiente, incluindo a missão de “mudar para materiais ecológicos em produtos de utilização única em todas as linhas, complementando com doseadores de plástico vegetal ou reciclado”. Para eliminar os combustíveis fósseis da sua oferta normalizada, “os produtos são embalados em materiais sustentáveis, tais como materiais reciclados pós-consumo e pós-industriais”, diz o comunicado divulgado pelo Groupe GM.

O Groupe GM oferece agora “bisnagas, frascos e doseadores de grande capacidade feitos a partir de resíduos de cana-de-açúcar, conhecidos como bagaço”, precisa o comunicado. Esta é já uma “característica-chave” da oferta da linha Compagnie de Provence com bisnagas de 40 ml e Ecopumps feitas a partir de garrafas de plástico 100 % reciclado pós-consumo, assegura o Grupo. A popular linha de produtos hoteleiros Omnisens também estará disponível em breve com produtos feitos de cana-de-açúcar, incluindo Ecopump de 300 ml, frascos de 50 ml e bisnagas de 30 ml. A cana-de-açúcar para estes materiais ecológicos provém exclusivamente de explorações agrícolas geridas de forma sustentável e de fornecedores responsáveis e só é utilizada a partir do processo industrial após, pelo menos, 3 ciclos de extração. Isto garante que a produção do Groupe GM não prejudica os ecossistemas das áreas de produção.

Além disso, na tentativa de ajudar a proteger recursos naturais como a água, o Groupe GM oferece produtos cosméticos sólidos para reduzir o consumo de água, tal como na linha de produtos hoteleiros Earth & Sun da DAMANA®. Graças à sua forma sólida, “o consumo de água é reduzido até nove vezes durante o processo de fabrico, em comparação com a quantidade utilizada nas fórmulas clássicas”, afirma o grupo. Além de reduzir, significativamente, o consumo de água necessário para o seu processo de fabrico, esta linha sólida é completamente isenta de plásticos, graças à sua embalagem em cartão FSC.

Uma vez que um dos aspetos essenciais do Eco-Design é reduzir drasticamente embalagens desnecessárias e dar prioridade à utilização de materiais recicláveis, o Ecofill – o primeiro doseador recarregável no mercado que é 100 % rastreável – é uma parte essencial do conceito ecológico do Groupe GM. O doseador Ecofill foi criado para ser reutilizável e recarregável, enquanto permite controlar o produto, sendo fácil de utilizar. Escolher o doseador Ecofill “reduz significativamente o consumo de plástico, uma vez que são utilizados apenas 8 g de plástico por cada recarga de 400 ml, em comparação com  os frascos de 30 ml que utilizam 8 g de plástico cada um”, destaca o Groupe GM.

Este compromisso na redução da utilização de plástico é ainda reforçado pela oferta de muitos dos seus produtos em Ecosource, uma tecnologia airless exclusiva, que evita a utilização de conservantes na sua fórmula: “Com uma capacidade de recarga de 375 ml feita com apenas 11 g de plástico, cada recarga Ecosource oferece 25 vezes menos plástico em comparação com os frascos de 30 ml”, adianta o comunicado.

Finalmente, oferecer acessórios ecologicamente responsáveis é vital para a execução do Eco-Design em todo o seu potencial. O Groupe GM disponibiliza agora uma gama de acessórios ecológicos, incluindo cotonetes feitos com um bastãode papel, bem como escovas de dentes, lâminas de barbear, agitadores de cocktails, lenços faciais, sacosde lavandaria, e até mesmo chinelos produzidos com bambu, milho, cana-de-açúcar e resinas biológicas. A gama também tem outros produtos hoteleiros feitos de palha e amido de milho.