Grupo Águas de Portugal aposta na mobilidade elétrica

Decorreu esta  quarta-feira, dia 3 de janeiro, a cerimónia de entrega das viaturas elétricas ao grupo Águas de Portugal (AdP), numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Estiveram ainda presentes o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Esta é uma das medidas previstas no PEPE – Plano de Eficiência de Energia Elétrica 2020 do Grupo AdP, apresentado publicamente em maio passado, e um dos primeiros projetos apoiados pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica.

Neste âmbito, o Grupo AdP adquiriu 127 veículos ligeiros (76 de passageiros e 51 de mercadorias) para substituir viaturas operacionais com mais de 8 anos de idade média e com maior quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível, cujos percursos operacionais diários são exequíveis considerando os constrangimentos de autonomia dos veículos elétricos. Com a sua introdução, o Grupo prevê uma redução, a quatro anos, das respetivas emissões de GEE (em especial CO2) em 533,234 toneladas e do consumo de combustíveis em cerca de 660 mil litros.

O Grupo instalará também 137 pontos de carregamento de veículos elétricos nas suas instalações de norte a sul do país. A sua entrada em funcionamento está prevista para janeiro. A estratégia de introdução da mobilidade elétrica no Grupo AdP prevê ainda medidas complementares com o projeto piloto de aplicação do modelo de certificação energética de frotas a veículos da frota de serviço do Grupo, a formação de colaboradores em ecocondução e a georreferenciação da frota operacional.