Grupo COMPTA vence final mundial do IBM Watson Build

Grupo COMPTA vence final mundial do IBM Watson Build

Categoria Advisor, Empresas

A tecnologia Bee2FireDetection, um produto do Grupo Compta, acaba de vencer a final mundial do IBM Watson Build. O Bee2FireDetection é o primeiro serviço de deteção de incêndios florestais disponível comercialmente no mundo que utiliza Inteligência Artificial.

O Watson Build da IBM, levado a cabo em São Francisco, é uma iniciativa global projetada para promover, acelerar e demonstrar a adoção de tecnologias IBM Watson, bem como para incentivar o desenvolvimento, demonstração e implementação das melhores soluções globais baseadas em Inteligência Artificial e Cloud.

O projeto Bee2FireDetection, eleito representante europeu depois de uma primeira fase muito disputada com mais de 400 candidaturas, venceu os concorrentes provenientes da Ásia-Pacífico, China, Japão, América Latina, Médio Oriente-África e América do Norte. A final decorreu nos dias 10 e 11 de fevereiro.

À imprensa, o Grupo Compta explica que a solução apresentada traz uma abordagem nova e disruptiva para sistemas de prevenção e deteção de incêndios em florestas e indústrias, fazendo uso das mais recentes tecnologias IBM de Inteligência Artificial e Análise Preditiva, com aplicabilidade no mercado global e com uma ambição de poder vir a ser a referência mundial.

De acordo com o CEO do Grupo Compta Jorge Delgado, “estamos de parabéns, a nossa equipa e a nossa solução alcançou um feito notável e por isso estamos radiantes com esta distinção. Relevante ainda por ser um feito de um Grupo com quase 47 anos de presença no mercado e que tem tido a capacidade de se transformar e fazer da inovação uma das suas prioridades. Trata-se do reconhecimento do nosso trabalho, de uma aposta estratégica que temos vindo a realizar e da prova cabal do talento nacional, da nossa capacidade e competência numa área de aposta tão importante como a deteção de incêndios fazendo recurso à inovadora tecnologia Watson da IBM. Esta tecnologia pode transportar-nos para um admirável mundo novo, no qual a Inteligência Artificial e a Análise Preditiva são aliados poderosos num combate desigual que todos os anos se trava por esse mundo fora, no combate a muitos incêndios”.

O responsável acrescenta ainda que “este é um dos melhores exemplos onde a aplicação de tecnologia emergente, em conjunto com o talento das nossas equipas, se conjuga com um potencial tremendo para responder a um desafio Global e isso ainda é uma honra maior. Como muitas vezes tenho referido ver tecnologia portuguesa, desenvolvida em empresas portuguesas e por portugueses, a contribuir para a resolução de problemas globais é verdadeiramente extraordinário”.

A Compta Emerging Business é uma empresa do Grupo Compta especializada em soluções inovadoras para as Cidades Inteligentes, Indústria e IOT. Combinando o profundo conhecimento dos seus especialistas conjugada com a utilização de tecnologia pare setores como Agricultura, Ambiente, Energia e Transportes com soluções que permitem uma maior inteligência, agilidade e produtividade.