Grupo Dourogás expande rede de abastecimento a norte do Rio Douro

O Gás Natural já chega, a partir desta sexta-feira, dia 2 de julho, a mais um concelho no norte do país: Murça. A inauguração da rede neste concelho vem reforçar a distribuição de gás natural da Sonorgás, empresa responsável pela distribuição de Gás Natural do Grupo Dourogás, e permitirá servir clientes domésticos, de serviços, comércio e indústria, pode ler-se num comunicado.

Numa cerimónia que contou com a participação do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, foi também colocada a primeira-pedra da instalação de uma Unidade Autónoma de Gaseificação (UAG) – depósito de armazenamento de Gás Natural, onde o gás líquido é transformado em gasoso para, depois, ser injetado na rede – em Mondim de Basto, infraestrutura que, com a inauguração da rede em Murça, dá continuidade ao plano de investimentos do Grupo Dourogás na expansão da rede de abastecimento a Norte do Rio Douro, refere a nota divulgada pela empresa.

“Este é mais um passo no cumprimento do nosso compromisso com o interior do país. Com este investimento e estas infraestruturas, passaremos a garantir o acesso de um conjunto importante de comunidades e de empresas ao Gás Natural, proporcionando condições para gerar impactos positivos e reais na economia e no desenvolvimento regional. O Gás Natural é uma alternativa energética mais económica e mais limpa, o que permite às famílias um maior nível de poupança, assim como maior competitividade às empresas desta região. Estes são dois vetores importantes para o desenvolvimento regional, na medida em que empresas mais competitivas geram mais emprego e, com o emprego e um custo de vida mais acessível, existem melhores condições para fixar a população em territórios de baixa densidade”, destaca Eduardo Viana, presidente-executivo da Sonorgás.

Segundo a mesma nota, o Grupo Dourogás é responsável pela concessão atribuída pelo Estado Português para 38 municípios do interior norte – onde se incluem Murça e Mondim de Basto – tendo em curso, através da Sonorgás, um plano de investimentos que assegurará a cobertura de serviço dos 18 concelhos que figuram na margem direita do rio Douro.

Com investimentos estruturantes na área da mobilidade e da inovação, o Grupo Dourogás é o principal operador do mercado de Gás Natural Veicular (GNV), tendo assumido a dianteira da primeira fase da Transição Energética, ao passar a disponibilizar uma alternativa combustível mais limpa face aos combustíveis tradicionais e mais poluente. E posiciona-se, agora, para liderar a segunda fase do processo de descarbonização, que passa pela aposta estratégica na produção de gases renováveis e de hidrogénio verde.

O Grupo detém em Mirandela, também na região de Trás-os-Montes, um projeto pioneiro em Portugal, que passa pela produção de biometano, gás natural 100% renovável, a partir de resíduos orgânicos. O Biogasmove permite abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas – e que responde totalmente ao desígnio da Economia Circular. Recentemente estabelecido uma parceria com a Águas do Tejo Atlântico no sentido de iniciar um projeto de demonstração de conceito com vista à produção de biometano a partir das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).