Grupo dst lança plataforma interna de carsharing

Grupo dst lança plataforma interna de carsharing

O grupo dst assinalou, na semana passada, a Semana Europeia da Mobilidade, na companhia dos mais de 1000 funcionários do grupo. A iniciativa, que teve como objetivo primordial a promoção da mobilidade sustentável através de um calendário repleto de atividades, e que culminou com uma ação de celebração do Dia Europeu Sem Carros, foi muito bem acolhida por parte dos colaboradores do grupo dst, que aderiram com curiosidade e empenho às iniciativas e que se renderam às novas tecnologias mais amigas do ambiente, refere a empresa, em comunicado.

De destacar a ação de sensibilização para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, que aconteceu na segunda-feira, dia 18 de setembro, e que marcou o lançamento da Plataforma CarSharing dst, através da qual os colaboradores se podem registar para partilha de viagens profissionais e também pessoais, bem como partilha de transporte para a distribuição de materiais solicitados pelas obras (encomendas). Esta plataforma interna foi desenvolvida pela innovation point, empresa pertencente ao grupo dst e encontra-se disponível para todos os colaboradores através dos computadores ou on-the-go, nos smartphones.

A ideia surgiu de colaboradores do grupo na plataforma interna de gestão da inovação (caixa da inovação), tendo sido considerada uma boa ideia a desenvolver. Foi, por isso, alvo de discussão e sujeita a brainstorming interno pela equipa dos gestores locais de inovação (GLI’s), de sessões de innovation talks com a presença de diversos colaboradores do grupo e incorporou diversas sugestões de todos. Para além da redução do número de viagens individuais e da particularidade de recompensar os colaboradores que aderirem, a CarSharing apresenta significativas e impactantes vantagens sociais e ambientais.

Além do lançamento da nova plataforma, a Semana Europeia da Mobilidade contou com a promoção de um inquérito sobre a mobilidade junto dos funcionários de obra, que por partciparem ficaram habilitados a participar no sorteio de vales de compras, para utilizar na Decathlon ou na Go By Bike (Braga).

Também na semana passada, quarta-feira, os colaboradores foram convidados a participar em test-drives de carros elétricos, no complexo dst, com a disponibilização de dois automóveis Renault Zoe para o efeito. Para além de proporcionar a experiência de conduzir um automóvel 100% elétrico, silencioso e, sobretudo ecológico, os participantes ficaram habilitados a ganhar um fim de semana ao volante de um carro elétrico, alargando assim a possibilidade de os vencedores partilharem a experiência “eletrizante” e amiga do ambiente com a respetiva família. Os test-drive ecológicos prosseguiram no dia seguinte, mas desta vez com bicicletas elétricas e bicicletas urbanas.

No Dia Europeu Sem Carros, assinalado na sexta-feira, o grupo dst promoveu a “dst by bike”, iniciativa através da qual um número alargado de colaboradores fez o percurso diário “casa-trabalho” de bicicleta. Para além desta ação, os colaboradores puderam ainda usufruir, ao longo da semana, de descontos na Go By Bike, parceira do grupo dst na Semana Europeia da Mobilidade.