Grupo ISQ lança projeto de promoção à economia circular no Alentejo

Grupo ISQ lança projeto de promoção à economia circular no Alentejo

O projeto “Alentejo Circular” foi ontem, dia 14 de dezembro, lançado oficialmente, no Auditório do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), em Évora. Este projeto resultante de uma parceria entre o Grupo ISQ e a Universidade de Évora (UE), tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura para a adoção do modelo da economia circular e seus benefícios.

O ISQ será o coordenador do projeto devendo, em parceria com a UE, caraterizar as fileiras em questão em matéria de boas práticas na utilização eficiente de recursos e reutilização de resíduos, identificar as melhores técnicas e tecnologias e disseminar amplamente esta informação para as empresas do setor, através da promoção de sessões de informação, sensibilização e networking entre empresas.

Com o “Alentejo Circular” pretende-se promover o interesse e a sensibilização dos agentes para esta temática, empreender uma primeira abordagem às barreiras e oportunidades identificadas e estabelecer as condições de base para a realização de futuros projetos de economia circular.

Ressalve-se que no Alentejo, esta temática tem sido aplicada de forma crescente ao nível do setor agroalimentar, dado o seu potencial para a “circularidade” em função do elevado volume de resíduos (orgânicos) gerados e de alguma tradição no seu reaproveitamento. Contudo, na região, a valorização dos resíduos, apesar de ter sofrido uma grande evolução ao longo dos anos, está ainda longe da situação ideal, resultado de algumas barreiras e constrangimentos para a adoção de práticas de economia circular.

Neste sentido, o ISQ e a Universidade de Évora irão proceder a um diagnóstico atual da circularidade nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura, como ponto de partida para o projeto e para a mobilização do tecido económico regional.

Depois, seguir-se-á a identificação de boas práticas na área da economia circular – a nível nacional e internacional – para que se possam caraterizar e quantificar recursos e resíduos, com o intuito de completar o conhecimento quanto a ciclos de valorização, demonstrando os benefícios da adoção do modelo de Economia Circular.

Com este projeto pretende-se ainda, facilitar a interação entre as empresas e o sistema científico e tecnológico na área da Economia Circular, tendo em vista a troca de experiências sobre utilizações alternativas de recursos e a exploração de sinergias.

Este projeto insere-se no Sistema de Apoio a Ações Coletivas de Qualificação, no âmbito do PT2020, tem início em novembro de 2016 e culminará em novembro de 2018.