Grupo Lusiaves tem mais de 20 mil painéis solares e instalados

by Inês Gromicho | 30 Maio 2017 09:55

No âmbito do Dia Nacional da Energia, o Grupo Lusiaves tema apostado na eficiência energética, contando atualmente  com “mais de 20 mil painéis solares instalados em mais de 39 unidades de produção de energia fotovoltaica nas diversas unidades do Grupo e que contribuem para diminuir, em mais de 1900 toneladas anuais, as emissões de CO2”.

Com uma contínua aposta na produção de energia renovável, o Grupo tem um plano integrado de melhoria da eficiência energética, no qual se insere a instalação de painéis solares, mas também a aposta na produção de energia térmica a partir de fontes renováveis. Neste contexto, 94% dos combustíveis utilizados na produção de energia térmica têm como origem fontes renováveis, de que são exemplo, a instalação de 121 geradores de calor, nos quais é utilizada a estilha florestal enquanto combustível, medida que reduz, expressivamente, a pegada ecológica.

Entre as apostas energéticas está também a substituição da frota automóvel de combustíveis convencionais para viaturas 100% elétricas, com atualmente 37 automóveis na frota, 18 dos quais adquiridos já este ano. Em 2015 e 2016, o contributo desta frota 100% elétrica para diminuir as emissões de CO2 foi de mais de 38,5 toneladas. A par destas novidades está também a recente remodelação de circuitos de iluminação na Unidade da Marinha das Ondas que contribuiu para a redução do consumo energético, uma vez que resultou numa substituição da cablagem e das lâmpadas florescentes T8 por 166 luminárias LED de elevada eficiência, com a possibilidade de controlar individualmente o fluxo luminoso e programar consoante o horário de funcionamento. Esta implementação originou uma redução de 50% dos consumos de energia elétrica destas áreas e o aumento do conforto e segurança dos trabalhadores. Também na Racentro, empresa do Grupo Lusiaves e a maior fábrica de rações da Península Ibérica, foram instaladas luminárias LED e substituídos motores de grande potência por motores com maior eficiência, mudanças que permitiram uma redução de energia de cerca de 20%.

O Grupo Lusiaves mantem como um dos seus compromissos “promover o desenvolvimento sustentável através de uma estratégia empresarial responsável e está, por isso, consciente da importância de implementar nas suas 41 unidades localizadas por todo o país, mudanças que contribuam significativamente para a redução de consumos energéticos mais sustentáveis”.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/grupo-lusiaves-tem-mais-de-20-mil-paineis-solares-e-instalados/