Grupo Quadrante é responsável pela certificação energética do Banco de Portugal

Grupo Quadrante é responsável pela certificação energética do Banco de Portugal

Categoria Ambiente, Energia

A Ecoprogresso, empresa do grupo Quadrante, foi a empresa escolhida para a certificação energética de 11 edifícios pertencentes ao Banco de Portugal. Dentro dos vários serviços prestados para a emissão da Certificação Energética, a empresa irá ficar responsável pela emissão do Certificado Energético.

No âmbito do Certificado Energético, a empresa irá fazer uma intervenção de campo que inclui levantamento dos dados gerais dos edifícios, caracterização das envolventes e análise das características dos principais equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado. Neste processo serão também verificados equipamentos de bombagem, sistemas de iluminação, horários de funcionamento e de parametrizações dos equipamentos e será ainda avaliado o sistema de gestão técnica e de planeamento da manutenção existente.

Para além desta intervenção de campo, e para que seja possível a emissão do certificado energético é
também fundamental proceder à simulação energética computacional. Isso possibilita a emissão de um
relatório de certificação energética e que antecede a emissão do certificado energético.

Para João Costa, administrador e responsável pela área Edifícios do grupo Quadrante, citado em comunicado, “este trabalho é mais um exemplo dos projetos onde temos participado, que têm impacto direto na qualidade de vida dos utilizadores dos edifícios ou das infraestruturas onde atuamos, aspeto que consideramos particularmente gratificante e importante dentro do atual contexto socioeconómico”.

O grupo Quadrante está posicionado para atuar em todas as fases da cadeia de valor da eficiência energética prestando diversos tipos de serviços, desde auditorias energéticas até à montagem de negócios mais complexos como “Energy Performance Contracts”, gestão energética e gestão estratégica de carbono, através da sua subsidiária Ecoprogresso .