Grupo Saur conclui compra da Aquapor

Grupo Saur conclui compra da Aquapor

Categoria Advisor, Empresas

O grupo Saur anuncia, em comunicado, a conclusão da aquisição da Aquapor. Como parte da sua estratégia de internacionalização, a Saur vai acolher 1.300 profissionais do setor e adicionar uma receita de 120 milhões de euros, alcançando desta maneira um marco importante no objetivo de se tornar um “player líder” no setor da água, comprometido com a sustentabilidade e dedicado à transição ecológica.

No dia 11 de janeiro de 2021, a Saur anunciou ter chegado a acordo para a aquisição da Criar Vantagens, detentora de 100% da Aquapor, após o cumprimento das normais condições precedentes, nomeadamente a aprovação da Autoridade da Concorrência.

Com a conclusão da aquisição, no dia 15 de fevereiro de 2021, a Saur aumenta a participação da sua área internacional para 30% do EBITDA do Grupo. A área internacional vai passar a contribuir com 40% do EBITDA da divisão industrial, em 2021.  Ao incorporar a Aquapor em Portugal, a Gestagua e a Emalsa em Espanha, a Saur torna-se na terceira maior empresa concessionária de água da Península Ibérica, e passa a ter cerca de 250 milhões de euros em receitas, nesta zona, refere o mesmo comunicado.

Com a aquisição da Aquapor, a Saur “vai reforçar ainda mais a sua estratégia de internacionalização para atingir vendas de 1,8 mil milhões de euros em 2021”, afirma Patrick Blethon, Executive Chairman da Saur, acrescentando que, “depois de dar as boas-vindas às equipas de Nijhuis, estou muito satisfeito em receber a equipa da Aquapor na nossa divisão internacional: o grupo conta, agora, com mais de 11 mil pessoas empenhadas em defender a água em todos os territórios”. Assim, a aquisição da Aquapor “reflete, mais uma vez, o desejo da Saur de ser uma pioneira na transição ecológica para a sustentabilidade da água”, declara.

Através de 14 concessões, com contratos a longo prazo, a Aquapor serve 26 municípios e mais de 1.3 milhões de pessoas em Portugal. Integrada no Grupo SAUR, a Aquapor torna-se no único player privado em Portugal a integrar um grupo internacional líder no setor da água, em termos de digitalização, experiência em engenharia, investigação e desenvolvimento e capacidade de investimento, que vão servir de apoio às indústrias e municípios portugueses para fazer face aos desafios do setor.

António Pereira da Cunha, CEO da Aquapor, considera que “esta nova etapa é fundamental para o desempenho e desenvolvimento da Aquapor em Portugal. Com o anúncio da aquisição da empresa pela Saur, está garantida a estabilidade acionista e reunidas as condições para que a Aquapor continue a crescer, reforçando também a oferta de serviços de confiança e qualidade, aos consumidores”. Para o responsável, “fazer parte de um grande grupo internacional vai permitir o acesso a tecnologias de ponta que vão beneficiar os consumidores e as suas comunidades”.

Para Emmanuel Vivant, senior executive vice-presidente da SAUR Internacional, “a aquisição da Aquapor está perfeitamente em linha com a nossa estratégia de desenvolvimento na Península Ibérica e demonstra um forte empenho em contribuir para os desafios da gestão da água em Portugal. Com a Aquapor, o Grupo vai continuar a disponibilizar a sua competência às entidades públicas locais, aos seus residentes e indústrias contribuindo para o desenvolvimento de soluções e modelos inovadores e sustentáveis”.