Grupo de alunos de Arouca desenvolve projeto sobre deteção de incêndios

Grupo de alunos de Arouca desenvolve projeto sobre deteção de incêndios

Depois do incêndio que deflagrou, em 2015, na região de Canelas e que atingiu os Passadiços de Paiva, um grupo de alunos do Ensino Secundário de Arouca desenvolveram um projeto cujo tema é “Deteção de Incêndios Florestais com Radar Meteorológico.”

Sob orientação da professora Graziela Amaro, em parceria com a AGA – Associação Geoparque Arouca e com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, este projeto arrecadou, no passado mês de julho, o segundo lugar do prémio FAQtos, apresentado em cerimónia no Instituto superior Técnico (Lisboa).

Para além do prémio, o projeto será também apresentado na Mostra ‘Ciência na Escola’, promovida pela Fundação Ilídio Pinho, com o objetivo de premiar o ensino científico nas escolas para que estas se transformem em motor da sociedade que as envolve. O evento decorre de 20 a 21 de setembro na Escola Secundária de Pinhal Novo (Palmela) e conta com a presença do Primeiro-ministro, António Costa.

Na 13ª edição do ‘Ciência na Escola’, entre os 100 selecionados a nível nacional, encontram-se, ainda, mais dois projetos oriundos do Agrupamento de Escolas de Arouca: ‘ANIMA FILM’ (1º ciclo) e ‘Easy’ (3º ciclo).