Guimarães apresenta visual para assumir título de Capital Verde Europeia 2026
Guimarães apresentou, esta quarta-feira, a identidade visual Guimarães 26 Capital Verde Europeia. Sob o mote “Respira. (Inspira)”, a marca simboliza o compromisso da cidade com a sustentabilidade e o seu exemplo inspirador para o mundo.
Inspirada na natureza e na vitalidade do território, esta reforça a conexão entre cidadãos e ambiente, consolidando ainda Guimarães como “Uma Cidade de Um Só Planeta” (One Planet City), empenhada em reduzir a pegada ecológica e alcançar a neutralidade climática até 2030.
“Guimarães 26 – Capital Verde Europeia é a confirmação de que o município respira políticas sólidas e inspira toda a comunidade a agir em prol de um futuro sustentável. Esta celebração é um estímulo e uma responsabilidade acrescida para que continuemos a construir, juntos, uma cidade mais justa e harmoniosa com o planeta”, referiu Domingos Bragança, presidente em funções da Câmara Municipal de Guimarães.
Assim, a nova marca traduz o conceito central da cidade enquanto referência em sustentabilidade, unindo emoção, compromisso e ação. O vídeo de apresentação convida, de forma inspiradora, ao sentimento e à partilha da responsabilidade ambiental.
A apresentação da marca Guimarães 26 Capital Verde Europeia – “Respira. (Inspira)” decorreu no Laboratório da Paisagem e contou com a presença de Domingos Bragança, presidente em funções da Câmara Municipal de Guimarães, que, num gesto simbólico de passagem de testemunho, entregou o livro da candidatura a Capital Verde Europeia 2026 a Ricardo Araújo, presidente eleito nas mais recentes eleições autárquicas.