Guimarães é o 3.º município com mais escolas premiadas com Bandeira Verde Eco-Escolas

Guimarães é o 3.º município com mais escolas premiadas com Bandeira Verde Eco-Escolas

No próximo dia 18 de outubro, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em parceria com o município de Guimarães, assinala o Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2019. Nesse dia, 1564 escolas vão receber o “Galardão Eco-Escolas”, um prémio que reconhece o compromisso das instituições para com o ambiente. O Pavilhão Multiusos de Guimarães vai receber, assim, cerca de 5 mil crianças.

De acordo com a ABAE, a atribuição da Bandeira Verde – Galardão Eco-Escolas, resulta do “desenvolvimento em cada uma das escolas de um programa de educação ambiental coerente, em linha com a metodologia internacional Eco-Schools onde se valoriza o exercício de uma cidadania ativa e a melhoria do ambiente na escola e comunidade através da implementação de ações concretas”.

O Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2019 inicia-se com uma sessão onde serão apresentado o balanço 2019 e os novos projetos previstos para 2020. Serão também reconhecidas as escolas que desenvolveram os melhores projetos relacionados com temáticas específicas (resíduos elétricos e eletrónicos, roupas usadas, hortas biológicas, alimentação saudável e sustentável , lixo marinho e floresta, entre outros) e ainda os municípios parceiros, atualmente 227 em todo o país. Serão por fim evidenciados os 20 municípios e os 62 agrupamentos escolares com 100% de Eco-Escolas.
Em paralelo, as centenas de crianças e jovens que vão chegando ao Pavilhão Multiusos durante a manhã poderão usufruir de dezenas de atividades presentes na Eco-Mostra. A tarde será marcada pela “Gala Eco-Escolas” onde serão entregues as bandeiras verdes e apresentados diversos espetáculos com a participação crianças e jovens, terminando a sessão com a banda “Os Azeitonas”.

A cidade de Guimarães (com uma taxa de implementação de 64% nas escolas públicas), receberá este ano 50 bandeiras verdes Eco-Escolas, sendo atualmente o 3.º município do país com mais escolas galardoadas logo a seguir a Torres Vedras(54) e Sintra (56).