Guimarães é o primeiro município do Norte a aderir ao projeto de reciclagem de cápsulas de cafés

15 de junho de 2023

O projeto Reciclagem de Cápsulas de Café será apresentado na próxima terça-feira, 20 de junho, às 11h, nos Jardins do Palácio Vila Flor, e Guimarães é o primeiro município do norte do país a aderir, através de uma iniciativa que junta as marcas Bellissimo, Bogani, Buondi, DeltaQ, Nescafé Dolce Gusto, Nespresso, Nicola, Segafredo, Sical, Starbucks, Torrié e UCC.

O sistema comum para a recolha de cápsulas de café será implementado pela empresa municipal VITRUS Ambiente, assumindo o compromisso com a sustentabilidade e promovendo a economia circular, com a disponibilização de equipamentos nas várias juntas de freguesia, como também nos principais supermercados e espaços comerciais do concelho.

Qualquer pessoa poderá depositar as cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas, para que sejam totalmente recicladas. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em outros objetos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para agricultura.

*atualização* | 21 de junho de 2023

Ao todo, Guimarães passa a dispor de pontos de recolha nas suas 48 freguesias e em duas dezenas de supermercados do concelho, permitindo a todo o cidadão consumidor de café em cápsulas de plástico ou alumínio, de todas as marcas disponíveis no mercado, reciclar efetiva e integralmente o recetáculo do seu café e dar-lhe uma nova vida.

O projeto Reciclagem de Cápsulas de Café começou em Cascais, no final de 2022, onde foram já recolhidas 3,2 toneladas de cápsulas.

Depois da introdução em Guimarães, a capital será o próximo concelho, em meados de julho.