Guimarães instala contentores para resíduos orgânicos

A VITRUS AMBIENTE está a proceder à instalação de mais de 200 contentores para o depósito de resíduos orgânicos na cidade de Guimarães. A empresa quer incentivar a separação e o aproveitamento destes resíduos na produção de fertilizantes naturais.

A Câmara Municipal de Guimarães antecipa assim a etapa de recolha dos resíduos orgânicos, que estava prevista apenas para 2024.

A iniciativa conta também com a colaboração do Laboratório da Paisagem.

A nova fase inicia-se esta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, e abrangerá “as freguesias de Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte, Urgezes e a União de Freguesias Oliveira, São Paio, São Sebastião, através da aposta, primordial, no sistema porta-a-porta”, explica a autarquia de Guimarães, num comunicado enviado à imprensa.

Devido a esta mudança no processo de recolha, a VITRUS AMBIENTE alerta que será necessário ajustar os dias e os horários de toda a recolha do lixo.

Em comunicado, a empresa recomenda os habitantes das freguesias destacadas a adquirirem um dos 20.000 contentores gratuitos distribuídos pela Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesias, no Laboratório da Paisagem ou no Parque da Mumadona.

Paralelamente, “Guimarães deu início ao processo de compostagem doméstica, tendo distribuído mais de 600 compostores, reforçando ainda a recolha de resíduos verdes aos utilizadores domésticos”, refere a autarquia no comunicado.

Com o alargamento às freguesias, a operação de recolha de resíduos orgânicos promovida pela VITRUS AMBIENTE pretende chegar a cerca de 55 mil habitantes do concelho, que equivale a 40 por cento da população.

O Município de Guimarães iniciou o processo de recolha de resíduos orgânicos em janeiro de 2022, no Centro Histórico da Cidade. Entretanto, o projeto foi alargado às escolas e ao canal Horeca, em novembro.

No conjunto, já foram recolhidos mais de 1.000 toneladas de resíduos orgânicos.

Nos contentores de resíduos orgânicos, podem ser colocados restos de comida, vegetais, frutas, sopa, pão, bolos, carne, peixe, laticínios, cascas de marisco, cascas de ovos, sacos de chá, palitos, guardanapos, plantas, folhas, cabelo e unhas ou objetos compostáveis.