Guimarães irá receber 8.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana em 2026

Já se conhece a cidade que irá receber o 8.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), em setembro de 2026, evento organizado pela ALU (Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis).

Desta vez a oportunidade recai sobre Guimarães, que em 2026 também será Capital Verde Europeia. A passagem oficial de testemunho contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães.

Além disso, durante a 7.ª edição do ENLU, que decorreu nos últimos dias no Porto, Isabel Loureiro e Dalila Sepúlveda, membros da Direção Executiva da Capital Verde Europeia, representaram o município no painel “Guimarães, de Cidade-Berço a Capital Verde Europeia 2026”. Durante a sessão, partilharam o trajeto de sustentabilidade e a visão de Guimarães para o futuro: uma cidade mais verde e sustentável, capaz de envolver o município, os cidadãos, as empresas e a academia numa verdadeira transformação do território.

Foram ainda apresentadas as razões que levaram à conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, tendo ainda sido antecipada a próxima edição do ENLU, em Guimarães.