Guimarães passa a ter uma frota de 26 autocarros movidos a energia limpa

A Guimabus, concessionária dos transportes públicos no concelho de Guimarães, vai colocar ao serviço mais quatro veículos totalmente elétricos, elevando a sua frota para 26 unidades movidas a energia limpa, pode ler-se num comunicado.

De acordo com a concessionária, os quatro novos veículos, que estarão nas ruas vimaranenses até ao fim deste mês de março, são miniautocarros com capacidade para 22 lugares (11 pessoas sentadas e 11 em pé), e com uma autonomia energética para 120 quilómetros, que irão circular nas linhas urbanas da cidade de Guimarães.

Com mais esta aquisição, ficará concluído um investimento global de 12,5 milhões de euros da Guimabus, numa operação que, além dos 26 autocarros (cinco dos quais miniautocarros para utilização em espaço urbano), contempla o investimento em 16 carregadores elétricos, bem como a implementação das infraestruturas elétricas para o seu funcionamento.

Este investimento resulta de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), da União Europeia, que aprovou um incentivo de 8 milhões de euros, cabendo à Guimabus a comparticipação de 4,5 milhões de euros.

Deste modo, a concessão de transportes públicos de Guimarães deu mais um passo na descarbonização da sua frota, que neste momento contabiliza 84 autocarros, “31% dos quais são movidos a energia elétrica”, refere a empresa.

“A Guimabus representa um salto enorme em termos da qualidade do serviço de transporte, proporcionando uma mobilidade amiga das pessoas e do ambiente”, declara Fernando Salgado, CEO da empresa, que tem a sua sede em Serzedelo, concelho de Guimarães.

Com a frota elétrica, a Guimabus alcançará uma economia energética na ordem das 460 toneladas de petróleo por ano, o que representará uma redução do consumo de energia primária na ordem dos 79%, face a um cenário convencional a diesel.

Por outro lado, a Guimabus conseguirá uma redução das emissões de CO2 para a atmosfera, na ordem das 1.805,58 toneladas por ano, o que representará uma redução de 100% face a uma situação convencional de utilização do diesel. A frota da Guimabus, com uma idade média de apenas 4,12 anos, é 100% climatizada, disponibiliza acesso à Internet a bordo e está totalmente preparada para receber utentes com mobilidade reduzida.