Guimarães reconhecida com “Prémio Nacional de Sustentabilidade” pelo Grupo Cofina

Guimarães reconhecida com “Prémio Nacional de Sustentabilidade” pelo Grupo Cofina

Guimarães é reconhecida, uma vez mais, pelo seu trajeto na área da sustentabilidade ao vencer o “Prémio Nacional de Sustentabilidade” na categoria “bem-estar e cidades sustentáveis”, atribuído pelo Grupo Cofina, lê-se num comunicado.

“Guimarães 2030: Ecossistema de Governança” é uma iniciativa que tem procurado aglutinar o setor publico, o setor privado, a academia e os cidadãos, num modelo inovador capaz de responder aos principais desafios da sociedade, através do aumento da participação e cooperação dos cidadãos e instituições. De acordo com o município, trata-se de um “modelo participativo que procura contribuir para a transformação do território, a partir do aumento da consciência ecológica dos cidadãos”.

É também, nesta altura, o município com mais freguesias distinguidas pelo seu compromisso ambiental, o que comprova o sucesso deste modelo.

Guimarães é um concelho reconhecido pelo património histórico e cultural, mas que tem trilhado, de forma consistente, um caminho de valorização do património natural, nomeadamente através do aumento das suas áreas verdes ou da criação de novas rotas pedestres e cicláveis que também procuram promover a devolução dos rios aos cidadãos.

Este percurso tem sido amplamente reconhecido, quer pelos cidadãos, quer também por entidades externas, como ficou comprovado pelo facto de Guimarães ter sido considerado o “município português mais sustentável, durante três anos consecutivos”, lê-se na nota.