Guimarães vai ter 37 000 lâmpadas LED

Guimarães vai ter 37 000 lâmpadas LED

A Câmara de Guimarães começou, este mês, a substituir todas as lâmpadas do concelho por tecnologia LED, o que vai permitir que todas as luzes das 48 freguesias, um total de 37 000 lâmpadas,  voltem a estar ligadas, depois de grande parte ter sido apagada por motivos de poupança, noticia o Jornal de Notícias.

A instalação da nova tecnologia custa cerca de 10 milhões de euros e consiste na substituição de todas as lâmpadas do território concelhio. A primeira fase abrange a cidade. Seguem-se as nove vilas e, dentro de dois anos, o novo brilho LED chega às freguesias.

A utilização de tecnologias inteligentes para permitir a poupança na factura da luz já começou com as obras da Capital Europeia da Cultura 2012, nomeadamente na utilização de lâmpadas do tipo “CDO-TT” no Largo do Toural e Alameda de São Dâmaso. Contudo, só agora é que a tecnologia de baixo consumo foi estendida a todo o concelho.

A substituição das lâmpadas vai permitir reduzir em 60% a factura municipal da electricidade. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, este processo “reduz o consumo de energia e significa melhor ambiente”, o que, acrescenta ainda, “se insere no caminho que estamos a percorrer para sermos um dia Capital Verde Europeia”.