“Há Vida escondida no solo” no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) lançam o desafio para uma visita ao Espaço SMAS da Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos), nos fins de semana de setembro, para participar na atividade “Há Vida escondida no solo”.

Destinada a toda a família, a ação vai proporcionar a recolha de amostras do solo para observação, a par da identificação dos grupos mais comuns de invertebrados. Com acesso gratuito para os munícipes de Sintra, os visitantes podem contactar ainda, até meados do mês, com o “Sintra Ocean and Surf Film Festival” que alia a exibição de filmes com a exposição de esculturas produzidas a partir do lixo recolhido em praias e no mar.

Assim, aos sábados e domingos, fica o convite para explorar o espaço exterior à procura de organismos invertebrados, com o estudo do solo e a chamada de atenção para a importância do processo de decomposição do material orgânico e dos organismos que participam nessa missão.

O Espaço SMAS vai dar lugar ao Museu da Água e Resíduos, um polo museológico que se pretende afirmar como uma referência ao nível da Educação e Sensibilização Ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da preservação do Ambiente.