A Helexia Portugal acaba de inaugurar na Fapricela, trefilaria portuguesa, a maior central solar de autoconsumo em cobertura construída e licenciada numa única fase. A instalação ocupa uma área de 45 mil metros quadrados e está entre as maiores da Europa.
Com 13.968 painéis solares e uma potência instalada de 6,3 MWp, a central permitirá a produção anual de 8,3 GWh de energia limpa, evitando a emissão de 3.945 toneladas de CO2.
“A inauguração desta central representa um passo importante para a Fapricela e para a indústria nacional, ao demonstrar que é possível conciliar a produção industrial com a geração descentralizada de energia renovável, e também ser um catalisador de maior competitividade. Este projeto espelha a nossa ambição de transformar desafios complexos e de grande escala em soluções inovadoras, que impulsionam um futuro mais sustentável”, afirma Luís Pinho, diretor geral da Helexia Portugal.
Licenciada numa única fase, a central destaca-se pela inovação na gestão e operação. Conta com uma sala técnica dedicada, equipada com 34 inversores solares, que foi desenvolvida propositadamente para este projeto. Esta sala técnica garante proteção contra elementos externos e oferece um ambiente seguro para manutenção e monitorização contínua.
“A implementação de uma central fotovoltaica desta natureza e dimensão na nossa unidade industrial constitui uma iniciativa estratégica alinhada com os objetivos de modernização, eficiência e sustentabilidade da empresa. Esta solução permite não só a redução dos custos energéticos e da dependência de fontes convencionais, como também assegura o cumprimento das exigências ambientais impostas por clientes e entidades reguladoras”, começa por dizer Pedro Teixeira, CEO do Grupo Fapricela. “Trata-se de um investimento que reforça o compromisso da organização com a responsabilidade ambiental, acrescenta valor ao produto e consolida a sua posição num mercado altamente competitivo”, acrescenta.