Helexia instala painéis solares fotovoltaicos em quatro unidades do Grupo Montalva

Helexia instala painéis solares fotovoltaicos em quatro unidades do Grupo Montalva

Categoria Advisor, Empresas

O Grupo Montalva/Izidoro, acaba de dotar quatro das suas unidades industriais com Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) através da instalação de painéis solares fotovoltaicos, refere um comunicado divulgado pela Helexia, empresa parceiro e promotora do projeto. Segundo o comunicado, as instalações localizadas no Montijo, Torres Novas, Milharado e Santarém beneficiaram de um “investimento de cerca de três milhões de euros” para a instalação de unidades de produção de energia renovável para autoconsumo (UPAC)”

Esta implementação vai “permitir uma potência instalada nas várias centrais de 3,5 MWp e uma produção anual de 5,4 GWh”, refere o mesmo comunicado, destacando que se traduzirá numa “redução das emissões de 2.400 toneladas de CO2 por ano, sendo a energia produzida o equivalente ao abastecimento médio de 1.200 lares por ano”. De acordo com o operador de soluções de sustentabilidade energética, a “energia será limpa, produzida através de fontes renováveis, e permitirá também uma significativa redução da pegada carbónica”. A Profit Energy foi a entidade responsável pelo “codesenvolvimento da parte técnica e comercial do projeto”, precisa o mesmo comunicado.

Segundo Luís Rodrigues, CEO do grupo Montalva, “a preocupação do Grupo Montalva/Izidoro com o meio ambiente e a sustentabilidade é uma prioridade, pelo que a decisão de avançar com a produção de energia renovável nas Unidades Industriais do Montijo, Torres Novas, Milharado e Santarém, foi uma decisão lógica e natural”. Assim, “a utilização de energia renovável é um importante passo no caminho sustentável que a empresa está a trilhar e toca vários eixos do ciclo de vida do nosso portfolio de produtos. A energia é um fator essencial para qualquer negócio, sendo uma das preocupações do Grupo sensibilizar colaboradores e clientes de como é possível combinar economia e ecologia para tornar os negócios mais competitivos e, ao mesmo tempo, contribuir para um planeta mais saudável”, acrescenta.

Para Luís Pinho, CEO da Helexia, “o sucesso deste projeto, é resultado do alinhamento das duas empresas com a sustentabilidade ecológica e económica. Esta aposta do Grupo Montalva confirma e reforça os seus valores, satisfazendo e valorizando os seus clientes mantendo o seu compromisso de responsabilidade Social e Ambiental, continuando a sua missão de inovação e qualidade. A transição energética é a razão de ser da Helexia e é com enorme satisfação que estabelecemos esta parceria forte e duradoura com o Grupo Montalva, parceria que irá reduzir a pegada ecológica do grupo, mas, imprimindo uma pegada de liderança e impacto positivo no sector e para a indústria em geral em Portugal”.