Henkel assina Compromisso Global para uma Nova Economia do Plástico

Henkel assina Compromisso Global para uma Nova Economia do Plástico

Categoria Advisor, Empresas

Como parte do compromisso da Henkel em ter embalagens sustentáveis, a companhia está a participar na Nova Economia do Plástico. A iniciativa liderada pela Ellen MacArthur Foundation reúne stakeholders para repensar e redesenhar o futuro dos plásticos e impulsionar a economia circular. Hoje, a Nova Economia do Plástico apresentou o seu Compromisso Global, que foi assinado por 250 organizações – entre elas a Henkel. O objetivo coletivo: eliminar o desperdício do plástico e a poluição na fonte.

O Compromisso Global da Nova Economia do Plástico é liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com a ONU Meio Ambiente, e foi oficialmente divulgado na Conferência Our Ocean, em Bali. Os signatários incluem muitos dos maiores fabricantes, marcas, retalhistas e recicladores de embalagens do mundo, além de governos e ONG’s. O objetivo geral é criar “uma nova realidade” para as embalagens plásticas. As metas são entre outras:

  • Eliminar embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias e migrar de modelos de uso único para modelos de reutilização;
  • Inovar para garantir que 100% das embalagens plásticas possam ser reutilizadas, recicladas ou compostadas com facilidade e segurança até 2025;
  • Circular o plástico produzido, aumentando significativamente a quantidade de plásticos reutilizados ou reciclados e transformados em novas embalagens ou produtos.

O Compromisso Global segue uma visão clara de uma economia circular para o plástico que está alinhada com a abordagem e as metas da Henkel para as embalagens sustentáveis: até 2025, 100% das embalagens da empresa serão recicláveis, reutilizáveis ​​ou compostáveis​​. Dentro do mesmo prazo, a Henkel pretende utilizar 35% de plástico reciclado nos seus produtos de consumo na Europa. A estrutura da Henkel para embalagens sustentáveis ​​reflete as três principais fases de uma cadeia de valor circular (materiais de fontes sustentáveis, design inteligente das embalagens e o fecho do ciclo) e inclui ações específicas para cada uma dessas fases.

Para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens e promover melhorias na infraestrutura da reciclagem, a Henkel está a colaborar com vários parceiros – o progresso para embalagens sustentáveis ​​só será possível se organizações de todos os setores e ao longo da cadeia de valor trabalharem juntas.

“O Compromisso Global da Nova Economia do Plástico é um acontecimento sem precedentes, com empresas, governos e outros, em todo o mundo, a unirem-se em torno de uma visão clara do que precisamos para criar uma economia circular do plástico. Este é apenas um passo no que será uma jornada desafiadora, mas que pode gerar grandes benefícios para a sociedade, a economia e o meio ambiente”, afirma Ellen MacArthur, fundadora da Fundação Ellen MacArthur.

Poderá encontrar mais informações sobre a estrutura estratégica da Henkel para embalagens sustentáveis em: www.henkel.com/sustainability/positions/packaging.