Henkel associa-se ao Plastic Bank para transformar resíduos em oportunidades

by Inês Gromicho | 30 Novembro 2017 14:46

A Henkel associou-se ao Plastic Bak, uma empresa social que tem como objetivo impedir o despejo de plástico no oceano e proporcionar oportunidades para as pessoas que vivem na pobreza. Atualmente, estão a construir novos centros de recolha de plástico no Haiti, onde as comunidades terão oportunidade de ganhar dinheiro ou obter serviços a partir da eliminação dos resíduos plásticos do seu ambiente local – antes que entrem nos circuitos de água e nos oceanos. A Henkel é a primeira grande empresa global de bens de consumo que está associada ao Plastic Bank, desenvolvendo formas de incorporar o plástico recolhido na embalagem dos seus produtos no futuro.

O Plastic Bank foi fundado por David Katz em março de 2013, com o objetivo de reunir mil milhões de homens e mulheres para monetizar resíduos e melhorar a vida daqueles que vivem em países que não possuem infraestruturas de gestão de resíduos. Paralelamente ao Plastic Bank, a Henkel dá um passo em frente na sua longa jornada como líder em sustentabilidade. A empresa, com 141 anos, pretende triplicar o valor da sua pegada ambiental até 2030, e já é reconhecida como líder em sustentabilidade no seu setor com presença em índices e ranking independentes.

“Estamos convencidos que a nossa aposta na sustentabilidade está mais importante do que nunca” refere Kathrin Menges, executive vice president Human Resources da Henkel e Chair of Henkel’s Sustainability Council, acrescentando ainda que “estamos muito contentes em nos associarmos ao Plastic Bank para evitar que os resíduos plásticos cheguem ao oceano no Haiti e melhorar a vida das pessoas que vivem na pobreza. Ativando as principais marcas nesta cooperação, queremos aumentar ainda mais a consciência do consumidor sobre o desperdício de plástico e demonstrar a força do nosso compromisso com a sustentabilidade e o progresso social”.

Um trampolim de oportunidades
A parceria com o Plastic Bank é conduzida pela emblemática marca de beleza da Henkel, a Schwarzkopf e pelas principais marcas da unidade de negócio de Laundry & Home Care. Inicialmente, centrar-se-á no Haiti, onde a falta de infraestruturas de gestão de resíduos significa que existe um significativo potencial de impacto positivo. As comunidades locais na ilha, receberão dinheiro, bens ou serviços em troca da recolha de resíduos de plástico. O plástico recolhido será classificado e processado, e depois integrado nas cadeias de valo de reciclagem como o Social Plastic®; o material é verificado pelo Plastic Bank para garantir que os recolectores recebem um valor superior ao do mercado de resíduos de plástico.

“Estamos muito satisfeitos por anunciar esta parceria com a Henkel e com as suas principais marcas de consumo”, refere David Katz, fundador e CEO do Plastic Bank. “Colaborar com um líder global em sustentabilidade permite-nos alcançar ainda mais pessoas com a nossa solução e ter um impacto maior no meio ambiente. Juntos podemos parar o despejo de plástico no oceano, transformando o desperdício em dinheiro e criando oportunidades para pessoas que vivem na pobreza”.

Sustentabilidade através de marcas líderes
Esta nova parceria baseia-se nas atividades já existentes na Henkel relacionadas com embalagens e reciclagem sustentável. Em 2016, a Henkel utilizou plástico reciclado em aproximadamente 1.3 mil milhões de embalagens de detergentes, produtos de limpeza para a casa, beleza e cuidados pessoais a nível mundial. Este sucesso indica a força do compromisso da Henkel com o embalamento sustentável, que segue três princípios básicos: menos embalagens e resíduos, melhor embalagem e permitido uma economia circular. “O Plastic Bank oferece uma solução única para o problema do plástico nos oceanos porque aborda o desperdício na fonte e é escalável em todo o mundo”, refere Thomas Müller-Kirschbaum, Head of Global Research and Development da unidade de negócio Laundry & Hame Care da Henkel. “Esta parceria com as nossas marcas ampliou as espectativas atuais, ao adicionai este solido foco no apoio ao progresso social”.

Este apoio da Henkel ao Plastic Bank representa outro passo no seu compromisso contínuo com a sustentabilidade ambiental e o progresso social. Por exemplo, a nova parceria complementa as atividades realizadas através da marca de beleza Schwarzkopf, Million Chances, que ajuda meninas e mulheres em todo o mundo a criar um futuro para si. No ano passado, a Schwarzkopf ofereceu formação profissional e oportunidades educacionais para milhares de meninas e mulheres em todo o mundo, desde a Croácia à Eslovénia, até a China, Índia, Colômbia, África do Sul e muito mais. “A Schwarzkopf e o Plastic Bank partilham dois objetivos principais: cuidar do meio ambiente e melhorar a vida das pessoas”, afirma Marie-Ève Schröder, Corporate Senior Vice President Internacional Marketing na unidade de negócios de Beauty Care da Henkel, acrescentado que “juntos, podemos criar oportunidades que melhorem a vida das pessoas que vivem na pobreza, capacitando pessoas e comunidades, proporcionando o acesso a uma renda confiável”.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/henkel-associa-se-ao-plastic-bank-para-transformar-residuos-em-oportunidades/