Hora do Planeta é já este sábado

HORA DO PLANETA É AMANHÃ!

É já este sábado, 26 de março, que a Hora do Planeta regressa a Lisboa, com uma Corrida + Caminhada naquele que é considerado o maior evento pela proteção da natureza a nível global. O ponto de partida e de chegada será o topo do Parque Eduardo VII, onde decorrerá, às 20h30, o habitual “apagão” dos monumentos lisboetas, seguido de um momento de reflexão.

Esta edição da Hora do Planeta tem como mote a nova lei europeia sobre Restauro da Natureza, que será um enorme contributo para todo o trabalho de proteção e recuperação dos ecossistemas, tendo o potencial de contribuir decisivamente para travar e reverter a perda de biodiversidade e recuperar habitats. Esta é uma das ações primordiais para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, pode ler-se num comunicado divulgado pela ANP|WWF, responsável pela iniciativa.

Segundo Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “atravessamos um momento particularmente importante e decisivo já que no dia 23 de março, data em que seria publicada pela Comissão Europeia a tão aguardada Lei do Restauro, fomos informados sobre o seu adiamento. Esta decisão da Comissão deixa-nos muito apreensivos, sobretudo porque esta lei é da maior urgência para travar a destruição da natureza e paralelamente recuperar os danos que já provocámos”.

A componente desportiva da edição da Hora do Planeta 2022 terá duas modalidades: trilho longo de cerca de 12 quilómetros e trilho curto de cerca de 6 quilómetros, que podem ser percorridos a correr ou a caminhar. Ao lado dos cerca de 500 participantes inscritos, estão já confirmados embaixadores da ANPlWWF e outras figuras públicas como Pedro Fernandes (locutor), Miguel Martins (artista urbano Edis One), João Ferreira (jornalista da CMTV), Joana Guerra Tadeu (ambientalista e ativista), Miguel Blanco (surfista), Mariana Passos (influenciadora) e Quimbé (ator), Margarida Pinto Correia (jornalista).

A ANPlWWF apela ainda a todas as pessoas que apoiem publicamente a Lei do Restauro e que exijam a sua publicação no prazo de 30 dias, assinando o apelo disponível na página oficial do evento.

O Apagão

Às 20h10, terminado o momento desportivo, haverá ainda lugar a discursos de agradecimento por parte de Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANPlWWF, um representante da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Fernandes e Edis One, embaixadores da Hora do Planeta. O “apagão” acontece como habitualmente às 20h30, no Parque Eduardo VII, num momento único de apelo à união pelo nosso planeta.

Municípios e Monumentos

Estão à data confirmados 114 municípios portugueses que se irão juntar à Hora do Planeta e irão desligar simbolicamente a iluminação dos seus edifícios mais emblemáticos.

Em Lisboa, o Castelo de São Jorge, Cristo Rei, MAAT, Ponte 25 de Abril e o teatro Lu.Ca, e no Porto, a Ponte do Freixo, Estação Ferroviária de S. Bento e Ponte Dom Luís I, em Vila Nova de Gaia, estão entre os espaços que irão aderir. Também as estações de comboio de Coimbra, Coimbra-B, Pampilhosa, Guarda, Figueira da Foz, Ermesinde e Famalicão irão desligar as suas luzes pelo planeta.

Empresas

Em 2022, a iniciativa conseguiu mobilizar cidadãos, organizações, mas também empresas que querem fazer parte de um movimento global que se foca na proteção da natureza, das nossas espécies e do planeta enquanto casa comum. Além da parceria com a We Run, empresa especialista em eventos desportivos, e apoio na divulgação do evento que está a cargo da Pumpkin, a iniciativa conta com o apoio da Procter & Gamble, Dove, DPD Group, El Corte Inglês e Vodafone.

A Hora do Planeta iniciou o seu percurso em 2007, em Sydney, e passados 15 anos, é uma iniciativa celebrada em mais de 192 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta.