Horários do Funchal tem a missão de ser a melhor empresa de transportes públicos de passageiros do país

Horários do Funchal tem a missão de ser a melhor empresa de transportes públicos de passageiros do país

Categoria Advisor, Empresas

O Grupo Horários do Funchal, é constituído pela empresa Horários do Funchal – Transportes Públicos S.A., que é a operadora de transporte público (urbano) no concelho do Funchal, e a Companhia dos Carros de São Gonçalo, S.A., que presta serviço de transporte público (interurbano) entre o Funchal e as freguesias de outros concelhos da Ilha, nomeadamente Curral das Freiras, Camacha, Santo da Serra, Porto da Cruz, S. Roque do Faial, Faial, Santana, S. Jorge, Arco de S. Jorge e entre a Camacha e a cidade de Santa Cruz.

As instalações principais do Grupo ocupam uma área total de 32.445 m2, que inclui, a Sede administrativa e social, zonas oficinais, parques de estacionamento, zonas verdes e arruamentos.

O Grupo tem, ainda, uma subestação automática localizada na freguesia da Camacha, com uma área de 7.000m2, que auxilia o abastecimento, a lavagem e o parqueamento da frota afeta ao serviço interurbano.

Em termos de Capital humano, o Grupo possui cerca de 550 colaboradores que se encontram distribuídos por três  áreas principais, a de pessoal tripulante, a de manutenção e a administrativa.

A empresa Horários do Funchal, é uma sociedade comercial por ações de natureza privada, mas de capitais públicos, foi constituída a 5 de junho de 1986 sendo seus sócios fundadores e atuais a Região Autónoma da Madeira com 95% do capital social e a Empresa de eletricidade da Madeira SA com os restantes 5%. Os primeiros autocarros ao serviço publico começaram a circular no dia 1 de janeiro de 1987 e ate aos dias de hoje continua a sua missão que é a prestar o melhor serviço de mobilidade às pessoas, com qualidade e pontualidade, na sua área de atuação.

Em 2019, a Horários do Funchal, transportou cerca de 17,8 milhões de passageiros, no serviço de transporte público coletivo de passageiros de âmbito regular e urbano, e além deste, oferece, no concelho do Funchal, um serviço especial para pessoas com mobilidade reduzida devidamente comprovada, permanente ou temporária, onde a deslocação no sistema de transporte público regular de passageiros não seja possível. Serviço esse que funciona mediante inscrição prévia e que é efetuado “porta-a-porta”.

Renovação integral da frota

A Companhia dos Carros de S. Gonçalo, S.A. é detida 100% pela Horários do Funchal SA e resultou da fusão, a 31 de dezembro 1998, da Companhia dos Carros de São Gonçalo, S.A., da Emílio de Castro, Lda. (Autocarros da Camacha), da Empresa Automobilística de São Martinho, Lda. e da Companhia de Automóveis de Santo António, Lda., as quais haviam sido adquiridas, pela Horários do Funchal, em novembro de 1996. Além do serviço do serviço transporte público coletivo de passageiros de âmbito regular e interurbano também presta serviços ocasionais de aluguer de viaturas com condutor para turismo e outros, tendo para o efeito uma frota própria.

Quanto ao transporte de passageiros a Companhia de Carros de São Gonçalo, transportou em 2019 cerca de 1,1 milhão de passageiros em serviço publico e 375 mil em serviços ocasionais.

A Horários do Funchal, é a única empresa do setor com instalações próprias para o parqueamento coberto da frota, e com um serviço próprio de manutenção, da lavagem à mecânica, que assegura uma qualidade de imagem, conforto e segurança singulares, reconhecidas pelos clientes.

Em setembro de 2019, iniciou a renovação integral da frota, com a aquisição de 5 mini-autocarros 100% elétricos e em finais de 2020, recebeu o primeiro lote de 30 autocarros, de um total de cerca de 110 autocarros, que vão contribuir para um transporte público mais atrativo e amigo do ambiente.

Possui uma rede de lojas próprias, para atendimento e venda de títulos, situadas no centro da cidade do Funchal, onde mensalmente recebe cerca de 18.000 clientes, entre residentes e turistas, e para melhor acessibilidade dos clientes no carregamento  e aquisição de títulos  disponibiliza uma rede de máquinas automáticas de venda de títulos, distribuídas em pontos de grande afluência, nomeadamente: Anadia, Alfândega, Marina, Teleférico, Loja do Cidadão, Hospital do Funchal (Dr. Nélio Mendonça), para além da rede de agentes Payshop e de algumas lojas dos CTT que ajudam a diversificar a capacidade de comercialização dos títulos de transporte.

A empresa assegura que continuará a melhorar o serviço de mobilidade à população com enfoque na comunicação porque a visão é ser a melhor empresa de transportes públicos de passageiros do país na mobilidade, na rentabilidade e nos recursos humanos.

Este artigo foi publicado na edição 87 da Ambiente Magazine.