1

Horta comunitária no Sonae Campus vai produzi 700 kgs de produtos hortícolas por ano

A Sonae assinala o Dia Mundial da Terra com a criação de uma horta comunitária no Sonae Campus, na Maia. Localizada na cobertura verde de um dos armazéns de logística que integra o complexo da sede da Sonae, a horta é composta por 20 espaços de cultivo e vai produzir cerca de 700 kgs de produtos hortícolas por ano, os quais serão integralmente doados a uma instituição de solidariedade social local.

No seu lançamento, a horta comunitária já conta com 100 colaboradores de empresas do Grupo que, em regime de voluntariado, são responsáveis pelo cultivo, manutenção e desenvolvimento da horta, podendo o trabalho ser desenvolvido durante o horário laboral. A Horta do Sonae Campus vai produzir legumes e ervas aromáticas e, ao mesmo tempo, fomentar momentos de networking e aprendizagem, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores, pode ler-se num comunicado.

De acordo com a Sonae, o projeto foi pensado para ser sustentável e ecoeficiente, incorporando tecnologia que permite uma poupança anual no consumo de água de 195 mil litros e uma redução anual de CO2 em 1.400 kgs. “O projeto vai permitir também valorizar os resíduos orgânicos dos espaços de restauração que existem no complexo, nomeadamente através da utilização de vermicompostores para transformação em adubos naturais”.

A Horta do Sonae Campus contribui, assim, para reforçar os eixos estratégicos da Sonae de “Pessoas e Planeta”, nomeadamente ao nível da Sustentabilidade, com a redução da pegada ecológica e valorização de resíduos, ao nível da Responsabilidade Corporativa, através da doação dos alimentos à comunidade, e ao nível da Valorização das Pessoas e do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, contribuindo para a realização pessoal dos colaboradores através do voluntariado.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Noocity, faz parte do projeto europeu PROBONO, que visa aumentar a biodiversidade, inovação social e colaboração no Sonae Campus onde trabalham cerca de 3.200 pessoas.