Hotéis IHG dedicam dia 10 de julho ao planeta com o “IHG Energy Day”

Hotéis IHG dedicam dia 10 de julho ao planeta com o “IHG Energy Day”

O grupo IHG lançou o desafio a todas as unidades hoteleiras da marca a nível mundial: dedicar o dia 10 de julho ao planeta, com o “IHG Energy Day”. Desta forma, quatro dos hotéis da marca em Portugal: Crowne Plaza Porto, InterContinental Lisbon, InterContinental Cascais-Estoril e InterContinental Porto –Palácio das Cardosas, não ficaram indiferentes e vão implementar várias ações mais “verdes”, lê-se no comunicado enviado pelo grupo. “Ser um hotel de luxo é, cada vez mais, ser um hotel amigo do ambiente”. Esta é uma questão bem presente no ADN da marca, que dia após dia faz avanços significativos em prol do ambiente e da sustentabilidade.

No Crowne Plaza Porto serão realizadas ações de sensibilização junto dos hóspedes, como incentivar a subir as escadas, em vez do uso do elevador, alertar para usufruir ao máximo da luz natural, até porque estamos no verão e os dias são mais longos, ou ter contenção no uso da água. Recorde-se que recentemente a unidade hoteleira optou pela instalação de chuveiros com a tecnologia “Efeito Venturi”, que permite a redução de consumo de água e de energia.

Por seu lado, no InterContinental Lisbon, são mais de quarenta as notas “sustentáveis” partilhadas com a equipa e que vão exigir atenções redobradas no dia de amanhã. Desde pequenos passos, como um maior controlo sobre as temperaturas do calor, ventilação e ar condicionado (reduzir o aquecimento em 1°C pode, por exemplo, economizar até 8% em gás) até ações mais simbólicas, como o momento em que, ao jantar, se vão desligar as luzes durante uma hora.

Já pelo InterContinental Cascais-Estoril a equipa vai estar focada em retirar o máximo de cartões de eletricidade de quartos desocupados, regular a temperatura do ar condicionado, de forma a estar o mais semelhante possível à temperatura exterior, desligar todas as luzes e televisões do refeitórios e espaços reservados, quando vazios e manter as portas das câmaras frigorífica fechadas.

Por fim, o InterContinental Porto também “abraça” a iniciativa ao sensibilizar os hóspedes a reduzirem o consumo de energia nos quartos e ao incentivar o uso das escadas ao invés do elevador. Ações que se juntam, assim, às já iniciadas no ano passado, entre as quais de destacam a alteração de toda a iluminação do Hotel para Led, o investimento em equipamentos energeticamente eficientes, bem como sensores de presença e realização de campanhas de sensibilização entre os colaboradores para racionalização dos recursos naturais.

Pequena ações mais amigas do ambiente e fundamentais para incentivar a reeducação dos comportamentos diários “não só de todo o staff, mas também dos hóspedes. Porque ajudar o ambiente é, por vezes, muito mais fácil do que parece”, afirma o grupo, acrescentando que “basta apenas estar alerta”.