Huawei AppGallery: As dez aplicações que incentivem a um comportamento mais sustentável

Huawei AppGallery: As dez aplicações que incentivem a um comportamento mais sustentável

Cuidar do ambiente nunca foi um tema tão importante como agora, e por isso, a Huawei AppGallery partilha algumas das aplicações que incentivem a um comportamento mais sustentável. No topo da 10 das aplicações sustentáveis com mais downloads surge o sistema de navegação TomTom ou a plataforma Vinted, com roupa em segunda mão, mas existem muitas mais.

  • TomTom – Esta aplicação ocupa o primeiro lugar na Huawei AppGallery na categoria de aplicações sustentáveis com o maior número de downloads. A TomTom além de um sistema de navegação que permite descarregar mapas offline para mais de 150 países, também se comprometeu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com o intuito de conseguir alcançar os seus objetivos até 2030.
  • Vinted – A plataforma e comunidade online que permite aos utilizadores vender, trocar e comprar roupa em segunda mão surge na segunda posição no top de aplicações sustentáveis mais populares na Huawei AppGallery. Esta plataforma tem uma comunidade de quase 45 milhões de utilizadores, todos com a missão de fazer do vestuário em segunda mão uma primeira escolha. A Vintend tem registado um aumento de downloads na AppGallery de ano para ano, com um crescimento de 99% em comparação com Junho do ano passado.
  • Stocard – A aplicação que permite ter os “milhares de cartões” guardados, compromete-se com a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de utilização de cartões plásticos quando se trata de pagamentos. Esta aplicação permite aos utilizadores guardar todos os seus cartões de fidelidade e vouchers no seu smartphone e transformá-lo numa carteira virtual. Os utilizadores podem assim aceder às suas ofertas personalizadas ou ao saldo atual de pontos e transações em tempo real, reduzindo a necessidade de transportar cartões de plástico na carteira.
  • Ecosia – O motor de busca com sede em Berlim, na Alemanha, doa 80% dos seus lucros a organizações sem fins lucrativos que se foquem no reflorestamento de plantação de árvores em todo o mundo. É assim que, pela sua própria contagem, a Ecosia plantou mais de 70 milhões de árvores desde a sua criação em 2009 e construiu parques solares que garantem a energia necessária para que a própria empresa possa operar. Na Huawei AppGallery esta aplicação também registou um aumento nos downloads de 37% desde Junho passado.
  • Depop – Mais uma aplicação direcionada para o mercado da roupa em segunda mão, destacando-se também como uma das aplicações sustentáveis mais populares da Huawei AppGallery. A Depop é uma plataforma que pretende reduzir o conceito de ‘fast-fashion’, encorajando as pessoas a venderem os seus artigos em segunda mão em vez de os deitarem fora. Para cada transação feita na Depop, a empresa compensa 100% as emissões de gases com efeito de estufa geradas pelo transporte através da compra de créditos de carbono verificados. A aplicação tem também registado um grande aumento no número de downloads de ano para ano, mais 24% em comparação com Junho passado.
  • Helbiz – O serviço de partilha de scooters registou um enorme aumento de downloads no ano passado , mais 82% na Huawei AppGallery. A marca inovadora orgulha-se do seu compromisso com a sustentabilidade, ajudando, com cada viagem, a reduzir o trânsito e a poluição nas cidades. A Helbiz oferece uma experiência elétrica sem falhas, permitindo que as pessoas desbloqueiem um veículo, simplesmente, através da utilização da aplicação.
  • Greenly – Esta aplicação, totalmente, sustentável permite aos utilizadores monitorizar a sua pegada pessoal de carbono. A Greenly recompensa as escolhas ecológicas dos seus utilizadores e oferece uma experiência sem esforço, personalizada e centralizada. Cada kg de CO2 emitido e evitado é calculado automaticamente através da análise da categoria e quantidade de cada compra.
  • OLIO – A aplicação de redução de desperdício alimentar liga vizinhos entre si e empresas locais para que os excedentes alimentares possam ser partilhados em vez de desperdiçados. Estes podem ser alimentos próximos da sua data de fim de validade em lojas locais, legumes cultivados em casa, pão ou as mercearias que ficam no frigorífico e que podem ser salvas aquando de as pessoas irem de férias.
  • Custo Justo –  É uma plataforma portuguesa que permite fazer bons negócios em Portugal. Tem mais de 900 mil anúncios classificados por região e categorias. A navegação no CustoJusto é agora mais fácil, mantendo as funcionalidades. O CustoJusto.pt tem como objetivo criar “ligações perfeitas” entre compradores e vendedores, num espaço de confiança e seguro.
  • Via Verde – O objetivo da app portuguesa Via Verde é tornar as deslocações mais simples, práticas e amigas do ambiente. Para tal, a navegação está mais facilitada para que chegue mais rápido ao que é, realmente, importante, e para que possa efetuar o pagamento, por exemplo, do estacionamento sem ter de recorrer ao papel. Ter esta aplicação permite que as pessoas possam pagar o seu estacionamento sem precisarem de ter moedas ou notas à mão, nem terem que se deslocar até a uma máquina para efetuar o pagamento.
  • Cartão Continente – Como na aplicação da Stocard, aqui o utilizador não precisa de recorrer a um cartão de plástico e tão pouco tem que se lembrar de o levar aquando de uma ida ao supermercado. Nesta aplicação, é possível pagar as compras, ter acesso ao saldo e usar os cupões apenas com o telemóvel. Não só permite ser amigo do ambiente como o cartão nunca fica esquecido em casa.

“A preocupação com o ambiente é um tema que está cada vez mais na mente dos consumidores, e na Huawei temos respondido a esta necessidade de escolhas mais ecológicas, acrescentando aplicações mais centradas na sustentabilidade à Huawei AppGallery. Estamos orgulhosos da enorme seleção de aplicações sustentáveis de vestuário, alimentares, e muitas outras que agora tornam mais fácil do que nunca, para os consumidores, fazer escolhas, ecologicamente, conscientes”, refere Sheng Yun, country manager a Huawei CBG em Portugal.

Com cerca de 42 milhões de utilizadores mensais ativos só na Europa, e 5 milhões de novos utilizadores de aplicações todos os meses, a Huawei AppGallery é já um dos três maiores mercados de aplicações do mundo: uma loja de aplicações onde os utilizadores podem facilmente e em segurança descobrir e descarregar milhares de aplicações.