A HyChem, empresa do grupo português A4F, inaugura no dia 26 de setembro, pelas 11h30, a sua estação de abastecimento de hidrogénio verde na Póvoa de Santa Iria (concelho de Vila Franca de Xira). Trata-se do primeiro posto fixo, de iniciativa privada, instalado na região de Lisboa, destinado ao fornecimento de hidrogénio como combustível para transportes públicos, veículos ligeiros e pesados de mercadorias.
O evento será presidido por Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, acompanhado de outros autarcas e de cerca de uma centena de convidados. O momento simbólico será marcado pelo abastecimento de um autocarro e um ligeiro, veículos movidos a hidrogénio, demonstrando o potencial desta tecnologia sustentável em Portugal.
“A inauguração desta estação de abastecimento de hidrogénio verde constitui um marco na transformação da mobilidade terrestre em Portugal”, refere Vitor Coelho, Administrador da HyChem e membro da Comissão Executiva do grupo A4F.
“Este é um momento de viragem para o mercado emergente do hidrogénio – acrescenta –, ao demonstrar que já é possível acelerar a adoção de soluções energéticas limpas e sustentáveis. Queremos mostrar que o hidrogénio verde é uma realidade viável e segura, capaz de responder às necessidades de transportes públicos, e de veículos ligeiros e pesados em geral. Já é possível optar por soluções energéticas limpas em segmentos como a logística aeroportuária e portuária, (de pessoas e carga), os veículos de higiene urbana, ou as linhas de transporte de passageiros urbanas e de longo curso. Não há uma ‘silver bullet’, mas todas estas soluções podem contribuir para reduzir emissões e melhorar a qualidade de vida nas cidades”.
Com uma experiência de mais de 80 anos na produção de hidrogénio de elevada pureza, a HyChem assume-se hoje como um ator estratégico da transição energética rumo à neutralidade carbónica na Indústria e nos Transportes.
Vitor Coelho esclarece a este propósito: “a HyChem tem vindo a investir em tecnologias e a promover maior integração de energias renováveis, que podem transformar a mobilidade, mas também a indústria e a própria rede de gás natural, na qual iremos injetar hidrogénio verde, que já hoje produzimos. Este é apenas um passo de uma estratégia mais ampla, que visa posicionar a HyChem como parceiro de excelência na construção de um futuro energético mais sustentável, e contribuir para que Portugal demonstre o seu potencial como referência europeia no setor do hidrogénio”.
Entre os projetos de investimento destacam-se a construção de uma central solar fotovoltaica para auto-consumo, de 2 MW, já em funcionamento, e a instalação futura de uma segunda unidade, de 10 MW, permitindo diminuir a dependência energética, aumentar a utilização de energia renovável e garantir que o hidrogénio produzido é cada vez mais sustentável.







































