IADE integra maior evento de sustentabilidade em Portugal

IADE integra maior evento de sustentabilidade em Portugal

É já a partir de hoje, quinta-feira, que o IADE – Creative University integra a oitava edição da GreenFest, o maior evento português dedicado à sustentabilidade e que celebra o que de melhor se faz nas vertentes ambiental, social e económica.

A decorrer no Creative Crowd – um espaço para debater a cultura do “Design Thinking” – no Centro de Congressos do Estoril, em Lisboa, o instituto universitário promove as IADE Talks, onde apresenta projetos desenvolvidos na Unidade de Investigação do IADE, UNIDCOM/IADE, a primeira em Portugal dedicada exclusivamente à área do Design.

Fernando Oliveira, coordenador do mestrado de Design e Cultura Visual do IADE, está a orientar, esta tarde, a sessão “Marcas e Sustentabilidade”. A discussão debruça-se sobre a coexistência dos conceitos “marca” e “sustentabilidade”. Numa palestra de contrapontos criativos, Fernando Oliveira irá tentar pôr a audiência a refletir sobre a necessidade de vivermos com marcas, bem como a função social das mesmas.

Amanhã, Ana Margarida Ferreira, coordenadora da licenciatura em Design do IADE e do grupo de Investigação ID:CoLab da UNIDCOM/IADE, apresenta a sessão “Design, Inovação Sustentável e Empreendedorismo Social”. No diálogo, agendado para as 18h30, vão ser expostos os projetos desenvolvidos no ano letivo passado e que têm como denominador comum a criação de produtos ou sistemas inovadores que assentam na memória e cultura de cada região e nos recursos endógenos desses locais.

O valor de sustentabilidade ou a dinamização do empreendedorismo social são alguns dos objetivos destes trabalhos de investigação, onde se incluem uma mochila sustentável integrada no projeto “Agricultura Lusitana”, desenvolvido com as Aldeias do Xisto e apresentado na Eunique 2015 – International Fair for Applied Arts and Design, na Alemanha; ou quatro linhas de produtos que têm como principal material a manta alentejana, desenvolvido através do projeto “FIOS – Fibras naturais, Inovação e Sustentabilidade, promovido em parceria com a Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola e com a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM).

O grupo de alunos e investigadores, coordenados por Ana Margarida Ferreira, irá ainda apresentar o projeto “Moralá Castelo”, desenvolvido no bairro do Castelo, em Lisboa, e promovido pelo FAS – Fundo de Arquitetura Social, e, após a iniciativa, expõe o projeto do BUNHO, desenvolvido em parceria com a equipa de sustentabilidade da Câmara Municipal de Santarém, EMAS.

O evento tem entrada gratuita para estudantes, mediante a apresentação de cartão de estudante, para menores de 12 anos e maiores de 65 anos.