Iberdrola acorda manutenção da capacidade eólica na Península Ibérica por 110 milhões de euros

Iberdrola acorda manutenção da capacidade eólica na Península Ibérica por 110 milhões de euros

Categoria Ambiente, Energia

A Iberdrola, por meio da sua subsidiária Iberdrola Renovables Energía S.A.U, concluiu o processo de licitação para a manutenção de grande parte de sua frota de turbinas eólicas, correspondentes a 4.425 megawatts (MW) operados na Península Ibérica.

Os acordos-quadro têm um valor combinado de €110 milhões e uma duração entre dois a três anos, dependendo do tipo de serviços que foram alocados.

As negociações para este processo de licitação ocorreram nos últimos seis meses e os principais vencedores são a Vestas e a Gamesa que realizarão manutenção preventiva, preditiva e corretiva para 2.190MW e 1.265 MW, respetivamente, em parques eólicos em Espanha e Portugal.

Além disso, a Iberdrola contratará serviços às empresas bascas Ingeteam (233,3MW) e Tamoin (421MW), à empresa galega IM Future (218MW) e à empresa portuguesa Efacec (96,9MW).

Todos os equipamentos associados aos acordos estão equipados com a tecnologia eólica Gamesa G4X, G5X e G6X.

A Iberdrola abriu licitação a dois tipos de serviços: manutenção básica, por um período de dois anos, e o serviço de risco por três anos, que inclui manutenção preventiva e pequena manutenção corretiva, além de consumíveis, peças sobressalentes e manutenção preditiva do uso de óleo.