A Iberdrola | bp pulse nomeou Julio Martín como novo diretor-geral adjunto da empresa em Portugal e Espanha, cargo que passa a acumular com a função de diretor de Expansão, que desempenha desde março de 2025.
Com esta nomeação, a empresa reforça a sua estrutura diretiva na Península Ibérica, numa fase em que pretende acelerar a expansão da sua rede pública de carregamento rápido, acompanhando o crescimento dos veículos elétricos e a consolidação da mobilidade sustentável.
Na nova função, Julio Martín ficará responsável por liderar a otimização operacional e a agilização dos processos de tomada de decisão, com o objetivo de tornar a rede mais eficiente, robusta e ajustada às necessidades dos utilizadores.
Desde que entrou na Iberdrola | bp pulse, no final de 2023, Julio Martín assumiu diferentes cargos de responsabilidade nas áreas Comercial e de Expansão. Entre os seus contributos destacam-se o desenvolvimento de alianças estratégicas e o reforço da experiência de utilização da rede.
Com uma carreira consolidada a nível internacional, o responsável desenvolveu grande parte do seu percurso profissional na bp, onde, durante mais de uma década, liderou a expansão do grupo em mercados estratégicos e participou na definição da estratégia de mobilidade no México e no Reino Unido. Antes de integrar a Iberdrola | bp pulse, foi responsável pela área de Carregamento Doméstico no mercado britânico.
Anteriormente, passou ainda pelos setores do grande consumo, onde liderou projetos de inovação, e dos serviços de saúde, área em que participou na reestruturação de modelos de negócio comerciais.
Segundo a empresa, esta nomeação reforça a equipa de direção com um perfil que combina experiência na expansão internacional de infraestruturas energéticas com conhecimento dos novos modelos de mobilidade.
“Espanha e Portugal representam mercados-chave para a descarbonização dos transportes na Europa e, na Iberdrola | bp pulse, contamos com o talento, a ambição e a capacidade para dar o impulso definitivo a esta transição”, afirma Julio Martín.
O novo diretor-geral adjunto acrescenta que a mobilidade elétrica “já não é uma aposta de futuro, é uma realidade” que exige uma infraestrutura “robusta, acessível e preparada para os desafios do futuro”. A sua prioridade será, por isso, continuar a impulsionar a expansão da rede e contribuir para uma proposta de valor capaz de antecipar as necessidades do mercado e melhorar a experiência do utilizador.
Julio Martín é licenciado em Engenharia Química pela Universidade Iberoamericana da Cidade do México, onde se graduou com distinção Cum Laude, e possui um MBA pelo Imperial College London.








































