O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Agência para o Clima, através do Fundo Ambiental, acabam de lançar o primeiro anúncio do Programa “Floresta Ativa”, que foi pensado para dar um apoio direto e simplificado ao proprietário florestal para a promoção da gestão e manutenção ativa dos espaços florestais de minifúndio.
Pretende-se dar um apoio financeiro, não reembolsável, de 650 euros por hectare para candidaturas individuais e 800 euros por hectare, para candidaturas coletivas, para a realização de ações de gestão e beneficiação de povoamentos florestais, promovendo a valorização, resiliência, e biodiversidade da floresta nacional.
Para o presente ano de 2025, o programa dispõe de 6 milhões de euros, sendo a dotação do presente anúncio de 4 milhões de euros.
Pretende-se ainda, através de criação da figura da candidatura coletiva, potenciar intervenções de maior escala e impacto no território, sendo estas majoradas no apoio a atribuir.
O prazo para apresentação das candidaturas decorre a partir do dia 2 de junho até às 18 horas do dia 1 de agosto de 2025. Os beneficiários e as entidades proponentes (quando aplicável) podem desde já preparar os processos e proceder ao seu registo e autenticação no Sistema de Gestão de Candidaturas do ICNF.