ID Energia: “Para começar a reduzir consumos é necessário conhecê-los”

ID Energia: “Para começar a reduzir consumos é necessário conhecê-los”

Num ano em que comemoraram o seu 4º aniversário, a Coopérnico, a primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis, decidiu assinalar a data com o lançamento do ID Energia, uma plataforma para ajudar cidadãos e organizações a poupar energia e água.

O ID Energia é uma ferramenta de monitorização de energia, feito para indivíduos e organizações que querem seguir de perto os seus consumos de energia (eletricidade, gás, gasolina, gasóleo) e também água, de uma forma simples e pragmática.

A plataforma encontra-se disponível gratuitamente a todos os cidadãos e empresas portuguesas, sendo já utilizada pelos membros da cooperativa de energias renováveis belga, ECOPOWER. Em breve será também lançada em Itália e França.

Nuno Brito Jorge

Em entrevista à Ambiente Magazine, Nuno Brito Jorge, presidente da Coopérnico referiu que logo a seguir ao lançamento do ID Energia, tiveram cerca de 100 pessoas registadas na ferramenta. De acordo com o responsável , “o ID Energia é uma plataforma que tem como objetivo ajudar cada um de nós a perceber e a ter maior conhecimento sobre os consumos diários”, recordando que “para se começar a reduzir consumos é necessário conhecê-los”.

Na plataforma, os utilizadores podem encontrar duas funcionalidades. A primeira consiste no registo dos consumos de eletricidade, gás, gasolina, gasóleo, água, entre outros. A segunda é a de integração automática com smart meters, sistemas de monitorização, bem como a integração com a monitorização da produção de um sistema fotovoltaico de autoconsumo. “Desta forma, será possível conhecer os consumos e esse é o primeiro passo para começar a reduzi-los”, realça o responsável.

Ao longo dos meses, o ID Energia vai analisar os consumos e disponibilizar informação útil para o utilizador que poderá ficar a saber se está a consumir abaixo ou acima do expectável, tendo também em conta as condições climatéricas (ou seja, dependendo se está frio ou calor). O ID Energia permite ainda a comparação com dados de outros utilizadores em Portugal (de forma anónima) para dar uma melhor perceção dos consumos
“O objetivo é envolver os cidadãos na transição para um modelo energético mais sustentável e orientado para satisfazer as suas necessidades. Ter consciência dos consumos é um primeiro passo. Para todos aqueles que queiram ajudar a contruir um novo modelo energético descentralizado, participado e democrático, poderão optar por se tornarem membros, ainda que tal não seja uma condição para fazer uso da ferramenta ID Energia”, sublinha Nuno Brito Jorge.

A plataforma ID Energia será gratuita nos próximos dois anos, pois foi lançada através do projeto europeu Rescoop Plus, do programa Horizonte 2020, que assegurou os custos de arranque.

“Tornar a Coopérnico comercializador de eletricidade em 2018”
No próximo ano, a Coopérnico quer alcançar aquele que é, porventura,o grande objetivo da cooperativa: tornar-se na primeira empresa de economia social a comercializar energia életrica a todo o país. “Este passo é essencial para o modelo de empoderamento e para as inovações que queremos trazer aos cidadãos. Isto porque, na Coopérnico, acreditamos que os cidadãos podem e devem ter um papel ativo no sistema energético, tornando-se produtores de energia, investindo as suas poupanças no financiamento de projetos de energias renováveis e tendo um papel nas decisões sobre como é gerida a sua empresa de comercialização de eletricidade”, sintetiza o líder da cooperativa.
Até lá, a Coopérnico tem em mãos quatro centrais fotovoltaicas em regime de Unidade de Pequena Produção (UPP) a serem construídas em simultâneo. Só em 2017, foram ainda lançados cinco novos projetos de produção.

Ricardo Ramos Gonçalves. Este artigo foi publicado na edição 76 da Ambiente Magazine.