III Energy and Climate Summit leva os desafios da gestão da água a Beja

A cidade de Beja vai acolher, nos próximos dias 19 e 20 de outubro, a III Energy and Climate Summit dedicada ao tema da “Água” e aos desafios das alterações climáticas para o futuro. A iniciativa decorre no âmbito do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

O evento vai contar com a presença de Viriato Cassamá, ministro do Ambiente da Guiné Bissau, Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Vera Eiró, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, entre muitos outros especialistas nacionais e internacionais na área do ambiente.

Está ainda prevista a participação no evento de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, e Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Irão também participar nesta conferência convidados da CPLP, com destaque para a Primeira Dama de Cabo Verde, Débora Katissa Carvalho.

“O III Energy and Climate Summit irá debater soluções para o setor da água, num mundo onde o clima já mudou e vamos enfrentar secas mais longas e profundas. Vamos conversar sobre o que precisamos fazer para nos adaptarmos e continuarmos a contar com este bem essencial à vida”, afirma Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima, uma das três entidades que constituem o Projeto Guardiões, sublinhando que “não temos tempo, precisamos de avançar mais rápido na criação de mais reservas de água, com a construção de centrais de dessalinização, e sobretudo sermos mais eficientes e rigorosos na gestão da água”.

O evento junta assim diversos responsáveis políticos e de empresas do setor, assim como especialistas nacionais e da CPLP, para partilharem a sua visão e darem o seu contributo no que respeita aos exemplos e melhores práticas a seguir.

No primeiro dia, a iniciativa vai promover o debate sobre os desafios na gestão da água, a dessalinização e reutilização da água, e o que fazer com a água num clima que já mudou. No segundo e último dia, serão debatidas as vantagens e desvantagens dos transvases, a eficiência hídrica na agricultura e como diminuir as perdas de água nas redes. Os painéis serão moderados pelos jornalistas Anselmo Crespo, Alexandre Brito, João Paulo Sacadura, Inês Patola e Dina Ferreira, diretora de informação da TCV – Televisão de Cabo Verde.

A conferência realiza-se no Auditório NERBE, da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, em Beja, e será também transmitida em direto através da página de facebook do Fórum da Energia e Clima.

As inscrições podem ser feitas através da plataforma online.