IKEA assegura compromisso com a ação climática e com o Acordo de Paris

“A IKEA está comprometida com a ação climática e com o Acordo de Paris através de medidas específicas para reduzir o aquecimento global a 1,5°C, tornando-se, assim, uma empresa com impacto positivo para o clima. Esta ambição inclui atingir zero emissões carbónicas, até 2050, e reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), em termos absolutos em toda a cadeia de valor da IKEA, até 2030”.

Este esclarecimento surge após a divulgação de um documento da NewClimate Institute sobre a responsabilidade climática das empresas. O documento revelou que um conjunto de grandes empresas, entre as quais a IKEA, não está a cumprir as metas que elas próprias traçaram no combate às alterações climáticas.

Apesar do caminho da neutralidade ainda ser longo, a IKEA lembra, num comunicado, divulgado à Ambiente Magazine, que já foram alcançadas metas importantes, como quebrar a tendência ao diminuir as emissões absolutas dos GEE em paralelo com um forte crescimento do negócio.

“Na IKEA, privilegiamos o diálogo e o escrutínio dos compromissos e dos objetivos climáticos das empresas para garantir que estejam alinhadas com o objetivo de 1,5°C”, diz a empresa, acrescentando que “o novo relatório do New Climate Institute é um exemplo construtivo disso mesmo”.

A IKEA assegura que estão em marcha “planos para enfrentar os desafios complexos que ainda restam, como a pegada climática dos materiais usados em toda a gama IKEA”, bem como “continuar a apoiar o desenvolvimento de padrões externos confiáveis, para definições e relatórios, de forma a eliminar o greenwashing e alegações infundadas”. A empresa pretende também “garantir estruturas comuns para analisar o progresso, incluindo o GHG Protocol e o projeto FLAG da Science Based Targets Initiative”, considerando ser “essencial ter uma estrutura legal comum, previsível e confiável, que governe as regras sobre as reivindicações ecológicas voluntárias”.

No comunicado enviado esta terça-feira, a IKEA assegura ainda que “as metas climáticas foram estabelecidas em 2018” e que, “durante o exercício financeiro de 2022, manteremos o alinhamento com a iniciativa Net-zero Standard pela Science Based Targets, recentemente lançada, para garantir que as nossas metas climáticas, transversais a toda a cadeia de valor, estejam alinhadas com o objetivo de 1,5°C”.

“Estamos comprometidos em liderar com factos e continuaremos a fortalecer, ainda mais, os nossos relatórios e medidas de transparência, partilhando este progresso e as suas atualizações no Relatório de Sustentabilidade IKEA, todos os anos”, remata a empresa.